Está no ar a Rádio Joinville Cultural FM

Publicado em: 11/10/2012

Desde o dia 03/10 a cidade de Joinville conta com mais uma emissora: está no ar a Rádio Educativa Joinville, que opera com nome fantasia de Rádio Joinville Cultural FM 105.1, “oferecendo à comunidade joinvilense uma nova opção de informação e entretenimento”. A programação é constituída por programas informativos, culturais e de cidadania, permeados por músicas de diferentes gêneros e de boa qualidade. A Rádio Joinville Cultural é uma concessão da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), que pertence à Prefeitura, e conveniada com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estruturada com programação diversificada a fim de atingir um público amplo e diversificado, a emissora têm missão pública, independente em relação ao mercado e com autonomia editorial. A nova unidade da Fundação Cultural de Joinville tem convênio firmado com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), com a Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) e com a Fundação Cultural Piratini, que mantém a Rádio FM Cultura 107.7, o que permite a troca de conteúdos produzidos nas quatro empresas. Leia a entrevista concedida por e-mail pela jornalista Izani Mustafá, gerente da emissora.

 

Vai ter programação ao vivo?

Sim, muita. Começa com o Repórter Brasil, jornal da EBC que vai ao ar das 7h00 às 07h45). Depois entra no ar o Jornal da Cidade, das 7h45 às 8h30 (jornal com enfoque em Joinville, região Norte e estado de SC, apresentado pela jornalista Izani Mustafá e José Carlos Fornér). Das 9h00 às 11h30, tem o Café Expresso com JMartins, um radialista conhecido e respeitadíssimo,  e o programa é de entrevistas, cultural e informativo. Do meio-dia até às 13 horas tem o Bem Brasil, com MPB. Á tarde tem o Repórter Joinville, uma síntese noticiosa de até cinco minutos. No final de semana serão mais programas gravados.

Vai trabalhar em rede com outras emissoras?

Sim, com a EBC para transmissão do Repórter Brasil. E á noite temos um convênio firmado com a FM Cultura 107.7 (Fundação Cultural Piratini/RS) para transmissão do programa Sessão Jazz, das 20 às 22 horas, que é apresentado por Paulo Moreira. E temos o convênio – Rádio com  a UFSC – e vamos transmitir nas terças-feiras o Jornalismo em Debate, produzido pelos estudantes de jornalismo com a orientação dos professores Valci Zuculoto e Eduardo Meditsch. E temos programas da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e da Abravídeo que produz Roda de Choro e Então, foi assim? E mais ainda, tem duas produções que foram realizadas com recursos do Simdec (recurso municipal destinado à cultura) com Língua Viva e Achados & Perdidos.

Vai veicular publicidade?

Não é permitido para educativas, mas poderemos ter apoio cultural.

Quais são os meios de sustentação financeira?

A rádio é uma concessão da Fundação Cultural de Joinville, é uma nova unidade da fundação e estamos dentro do orçamento da fundação.

Como foi o início operacional da emissora?

Acredite, a primeira transmissão oficial do sinal aconteceu no dia 25 de setembro, dia do rádio, às 11h45. Aí ficamos em fase experimental e estreamos com os dois jornais da manhã no dia três de outubro de 2012. Agora estamos operando regularmente.

Qual o horário de transmissão?

24 horas diárias. Parte da tarde, noite e madrugada entram música, programetes e inserções educativas.

Vai ter programação religiosa? Que religiões?

Não, de jeito nenhum. Trata-se de uma rádio educativa, pública e cultural.

Vai fazer radioteatro? E o jornalismo como vai ser?

Estamos esperando programas de radionovelas da UFSC e do Ielusc. Sobre jornalismo, respondi na pergunta inicial.

Vai transmitir eventos externos: esportes, shows musicais, atividades sociais, políticos etc.?

A equipe é pequena e eventos esportivos, coberturas, não. Alguns eventos já estão previstos, dentro da nossa possibilidade. Político: ontem (07/10)

acompanhamos as eleições e fizemos boletins sobre os resultados, durante a apuração do TRE.

O sinal da emissora já está na internet? Manda o endereço do link, por favor.

Estamos com o site, mas ainda temos problemas. Algumas pessoas dizem que não conseguem nem abrir a página. Depende do navegador. Estamos ajustando o streaming. E na página vais encontrar informações sobre aspectos legais, sobre o conselho consultivo, em formação, as grades de programação, a definição dos programas, quem são nossos  parceiros etc.

Contatos:  www.radio.joinville.sc.gov.br | Fan Page – Rádio Joinville Cultural FM 105.1 | Twitter – RadioJlleFM

José Carlos Fornér e Izani Mustafá. Crédito: Mauro Artur Schliek

Jota Martins. Crédito: Mauro Artur Schliek

Ao microfone,Ingo Butske, prefeito em exercício, Silvestre Ferreira, pres. da FCJ e Acires Dias, dir. da UFSC em Joinville. Crédito: Mauro Artur Schliek

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *