Desenvolvimento humano é ligado à incidência de câncer

Publicado em: 02/06/2012

Foto: Aiea

Até 2030, número de novos casos deve aumentar para mais de 22 milhões por ano; de acordo com nova pesquisa, fatores socioeconômicos determinam frequência de diferentes tipos de câncer

MÍDIA | Camilo Malheiros Freire, da Rádio ONU em Nova York *

A incidência do câncer está diretamente ligada ao desenvolvimento humano, revela um estudo publicado nesta sexta-feira. O trabalho foi desenvolvido pela Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer, Iarc, que faz parte da Organização Mundial da Saúde. Segundo a entidade, a doença já é a primeira causa de mortes em muitos países desenvolvidos e  deve crescer consideravelmente em nações em desenvolvimento, nas próximas décadas. Estima-se que, até 2030, o número de novos casos aumente para mais de 22 milhões por ano.

Os países mais desenvolvidos apresentam mais casos de câncer de mama, pulmões, intestinos e próstata. Já as nações menos desenvolvidas, além desses, têm maior incidência de câncer cervical, do esôfago, do estômago e do fígado.

Segundo a publicação, a presença dos diferentes tipos da doença muda notadamente em países em rápida transição econômica.

O líder da pesquisa, o doutor Freddie Bray, espera que o estudo sirva de catalizador para mais análises sobre a relação entre fatores socioeconômicos e o câncer.

Ele afirmou, através de comunicado de imprensa, que é “muito importante que especialistas da saúde sejam alertados pela magnitude crescente da incidência e mortalidade por câncer no mundo inteiro.”

Bray disse também que acredita que o estudo pode ser uma referência na luta global contra a doença.

*Apresentação: Leda Letra.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *