EUA libera espaços entre canais de TV para transmissão livre

Publicado em: 01/12/2008

A FCC, Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, liberou as faixas de freqüência, denominadas “espaços em branco” (white spaces) que existem entre os canais de TV. Por Sérgio Amadeu.*

O presidente da FCC, Kevin J. Martin, escreveu na declaração oficial da aprovação que “a autorização do uso dos ‘espaços em brancos’ do espectro é uma vitória significativa para os consumidores”.

Dispositivos (gadgets) com capacidade de operar na faixa de 900 MHz a 3Ghz, já estão sendo fabricados e foram exaustivamente testados pelo grupo de trabalho da FCC.

Esta decisão foi defendida por diversos grupos de consumidores, acadêmicos e pioneiros da Internet.

Ela abre espaços maiores para o uso de WiFi. Além disso, pode melhorar a conectividade da banda larga sem fio e inspirar inúmeras inovações de aplicações, produtos e serviços baseados na Internet.

Os cidadãos norte-americanos terão acesso a dispositivos e serviços para transmissões pessoais e comunitárias, entre outras possibilidades do uso dos “white spaces”.

Martin declarou ainda que espera ver “reforçadas as redes de banda larga abertas, os dispositivos P2P inteligentes e até mesmo que pequenas redes de comunicação venham a ser formadas nos “espaços em branco” entre os canais de TV”.

Enquanto isto… no Brasil… a Anatel persegue Rádios Livres e usa o discurso da Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) que elas “interferem na comunicação entre aeronaves” … As transmissões digitais superam as velhas interferências analógicas. Os smart rádios permitem a comunicação sem ruído e vazamentos…

É preciso acelerar a campanha pelo Open Spectrum, Espectro Aberto, no Brasil.

Fonte: http://samadeu.blogspot.com/

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *