Experiência frustrada
Aconteceu na Liga das Sociedades em Joinville , em agosto de 1927 , a experiência frustrada de ouvir-se rádio pela primeira vez na Cidade dos Príncipes.
As pessoas que compareceram para acompanhar a recepção tiveram até que pagar entrada, cerca de um mil e quinhentos réis por pessoa. O “concerto” de rádio que o engenheiro Gustavo Merkel pretendia realizar teria a duração ininterrupta de seis horas , captando-se emissoras de São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, mas acabou não se realizando .
Após o início mais ou menos satisfatório, houve interrupção, ruídos, etc. obrigando o promotor do evento a transferir o que seria um fato inédito. No outro dia, mais uma vez o aparelho de rádio não conseguiu captar qualquer som em virtude das fortes trovoadas.
No terceiro dia, no entanto ouviu-se algumas notas musicais. Pouco depois do episódio a população começou a adquirir seu próprio rádio e a se deliciar com as transmissões.
O fato foi publicado no jornal alemão “Kolonie-Zeitung” e traduzido para o português pela historiadora Hilda Krish, que descobriu a mais antiga referência do rádio em Joinville.
Radialista e jornalista é presidente do Sindicato dos Radialistas Profissionais e Empregados em Empresas de Radiodifusão e Televisão da Região Norte/Nordeste do Estado de Santa Catarina. Mantém programa de entrevistas na TV Comunitária de Joinville e foi eleito diretor executivo da FENARTE – Federação Nacional de Rádio e Televisão.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!