Fabi Celeste: Biblioteca para todos, sim, é possível
O que fazer para aumentar 25 vezes o número de frequentadores de uma biblioteca pública municipal e torná-la referencia nacional?
A resposta a essas duas questões pode ser uma só: quando a vontade de fazer é maior do que os preconceitos. Um exemplo? A Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho na região continental da cidade de Florianópolis que recentemente recebeu do Ministério da Cultura o reconhecimento que a inclui entre as 10 bibliotecas qualificadas como Instituição de Referência Nacional.
A biblioteca hoje mantém, com recursos de três parceiros, os projetos: Biblioteca Itinerante – apresentações circenses, narração de histórias e distribuição de livros. Biblioteca Kids: criação de mini bibliotecas em todas as creches municipais do Continente. Quintal cultural: “Livros são pendurados em árvores, tapetes são estendidos e as pessoas podem se sentar ao sol para ler ou apreciar as apresentações artísticas. Tele Cine Pipoca: Idosos são convidados para assistir a filmes. Livro Viajante: Sacolas retornáveis com o nome da Biblioteca são confeccionadas por voluntários e emprestadas para aqueles que retiram livros. Reforço Escolar: Pessoas condenadas a penas alternativas pela justiça cumprem-nas dando aulas de reforço.
Como tudo isso aconteceu e continua acontecendo? Ouça da própria diretora Fabi Celeste que conduz esse processo.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!