FM ainda sem rumo no Brasil
O sistema de rádio que opera em frequência modulada no país navega ainda sem rumo definido. A constatação feita em estudos recentes levou à formalização de grupo de trabalho que reúne profissionais e representantes da Câmara dos Deputados. Em matéria recente o portal Tudo Rádio assinala que “O Rádio FM no Brasil está passando por testes para a adoção de um sistema para a digitalização. Um grupo formado por profissionais da área e deputados trabalha para decidir os rumos do sistema FM no país.
A propósito, vale lembrar que o rádio FM comemorou dia 26 de dezembro, 82 anos de existência. O Espectro foi patenteado em 1932 pelo americano Edwin Armstrong. Após patentear o sistema, Armstrong apresentou o novo espectro para executivos da Radio Corporation of America (RCA), em 1933. Porém, a operação do FM só foi iniciada em 1939, em Alpine, estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Apenas três anos depois é que as primeiras emissora em frequência modulada começaram a ser produzidas nos Estados Unidos pela General Eletric.
Já no Brasil, o FM é ainda mais recente. Apesar de o rádio ter comemorado 90 anos no país este ano, o sistema FM tem apenas 43 anos. Em 1969, o Grupo Bel foi criado na capital mineira e, com ele, a primeira FM estéreo do Brasil, a 98 FM 98.3 de Belo Horizonte. (Tudo Rádio)
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!