Fotógrafo basileiro vence o Prêmio Pulitzer
O prêmio Pulitzer que foi criado no ano de 1917, está completando seu 100º aniversário, e os brasileiros tem um ótimo motivo para
comemorar, pois o fotógrafo brasileiro Mauricio Lima, de 40 anos, do jornal The New York Times, ganhou nesta segunda-feira, juntamente com outros três colegas, o Prêmio Pulitzer 2016 na categoria de fotografia de notícias, por sua cobertura sobre a crise dos refugiados.
O anúncio foi feito durante uma cerimônia na Universidade de Columbia, em Nova York.
O fotógrafo brasileiro já trabalhou para a Agence France-Presse (AFP) e possui um extenso currículo de cobertura de conflitos armados, como por exemplo, a guerra civil na Ucrânia.
Confira algumas fotos premiadas:
Abaixo segue a lista com todos os premiados:
Serviço Público: Associated Press (matérias sobre trabalho escravo no comercio de frutos do mar para os Estados Unidos)
Notícias de última hora: Los Angeles Times (cobertura do ataque em San Bernardino)
Reportagem investigativa: Leonora LaPeter Anton e Anthony Cormier, do Tampa Bay Times, e Michael Braga, do Sarasota Herald – Tribune (reportagem colaborativa sobre violência e negligência em hospitais psiquiátricos na Flórida)
Reportagem explicativa: T. Christian Miller, do ProPublica, e Ken Armstrong, do Projeto Marshall (empreitada sobre falhas na investigação de estupros)
Reportagem local: Michael LaForgia, Cara Fitzpatrick e Lisa Gartner, do Tampa Bay Times (matérias sobre a responsabilidade de autoridades locais em problemas em escolas)
Reportagem nacional: Equipe do Washington Post (por criar e utilizar um banco de dados nacional sobre assassinatos por policiais)
Reportagem internacional: Alissa J. Rubin, do Jornal The New York Times (matéria sobre as crueldades vivenciadas pelas mulheres afegãs.)
Escrita: Kathryn Schulz, da revista The New Yorker (longa reportagem sobre terremotos e desastres naturais)
Comentário: Farah Stockman, do The Boston Globe (Colunas sobre transporte escolar e conflitos raciais)
Crítica: Emily Nussbaum, da revista The New Yorker ( por resenhas sobre televisão)
Editorial: John Hackworth, do Sun Newspapers, Charlotte Harbor, Flórida (editoriais que cobraram mudanças após a morte de um detento por seguranças)
Cartoon de editorial: Jack Ohman, The Sacramento Bee
Fotografia de notícias: Mauricio Lima, Sergey Ponomarev, Tyler Hicks e Daniel Etter, do New York Times; e equipe da agência Thomson Reuters (ambas por fotografia sobre o drama dos refugiados)
Fotografia para série especial: Jéssica Rinaldi
Natural de Florianópolis/SC. Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Além do amor pela escrita, é fascinado pelo universo de HQs, Literatura Infantil, Literatura, Games, Cinema e Música. Tomou gosto pela leitura através de autores como: Clarice Lispector, Allan More, Frank Miller, Shaun Tan, Bukowski, Chacal, Jhon Fante, Bram Stoker e Kafka.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!