Fragmentos Memoriais Sonoros
Acaba de sair a 7a. edição de Rádio em Revista, publicação do Departamento de Comunicação Social da Fafich/UFMG. A revista, coordenada pelo professor da UFMG e radialista Fábio Martins, tem como objetivo estimular e divulgar a memória, a história e a produção científica sobre o Rádio. A edição, que conta com a apresentação do professor de Filosofia da PUC Minas, Haroldo Marques, abre um leque extenso de temáticas que vai desde as discussões sobre o rádio no mundo contemporâneo realizadas por Marcelo José Caetano e Washington Nascimento, que abordam as mudanças em curso na programação e na forma de se fazer jornalismo nas rádios com o advento da Internet e das novas tecnologias, até o mergulho no passado feito por Nísio Teixeira, professor da UFMG, em busca da trajetória de Roberto Paiva, intérprete da era de ouro do rádio no Brasil.
Entre reflexões, reportagens e depoimentos, os autores presentes nesta edição traçam um panorama de questões que atestam a vitalidade e a relevância do veículo para se compreender a cultura brasileira de hoje em suas articulações com o passado. Ao discutir como o futebol, a música, o jornalismo e a literatura foram influenciados pelo veículo, Rádio em Revista atesta a centralidade deste meio de comunicação na nossa cultura.
A publicação traz ainda uma seção dedicada a depoimentos chamada Fragmentos Memoriais Sonoros, que vêm assinados por diversos autores como o padre Nereu de Castro Teixeira, o escritor José Bento Teixeira de Salles e o pesquisador Marcelo Dolabela, entre outros. A seção Resenha assinada por Cléber Dungue e Ronnie Cardoso apresenta o livro Elipses, de Flávio Boaventura e Vera Casa Nova.
Por fim, Rádio em Revista contempla o leitor com os contos A Fita Cassete, de Alfredo Alves de Albuquerque Neto; Estilhaços, de Joana Belarmino; Vinte Anos Blues, de Regina Lopes Maciel; e o poema Todas as Vozes, de João Evangelista Rodrigues, dedicado a Geraldo Vandré.
Os interessados na revista devem enviar e-mail para [email protected] aos cuidados do professor Fábio Martins.
Doutora em Comunicação Social e professora de Jornalismo. Atuou como radiojornalista, redatora, locutora noticiarista e apresentadora em emissoras de rádio da cidade de Santos/SP e em Itajubá, Minas Gerais. A jornalista Rúbia Vasques se dedica atualmente a trabalhos voluntários em instituições sociais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!