Frases e pensamentos
Há momentos em que a barbearia do Otávio vira um local de acalorados debates.
Alguns são assuntos altamente importantes, já em outras ocasiões discutem até futebol e novelas. No início da tarde de uma sexta-feira, sem que a turma tivesse combinado, foram se encontrando um a um no salão; palco de suas discussões.
– Boa tarde, Otávio, Juvenal, Alberto. Tudo em paz?
– Boa tarde, Carriel. Entre e fique a vontade. Quer beber alguma coisa?
– Como é sexta-feira e não vou dirigir, aceito uma cerveja. Nem se incomode, eu pego.
Juvenal, em respeito a atitude do amigo radialista, Antunes Carriel, diz:
– É isso aí. Como diz o ditado: “Ações falam mais alto do que as palavras”, e “seguro morreu de velho”. Não é isso que o amigo costuma dizer em seus programas de rádio? Tá dando o exemplo.
– Ah, obrigado, amigo Juvenal. Estás inspirado, mas concordo. Disse duas frases importantes. Creio que temos que nos melhorar antes de querer mudar o mundo ou que os outros mudem. E falando em frases e pensamentos, que tal essa: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho normal”. Albert Einstein.
– Mal coloquei meus pés na barbearia e meus ouvidos já foram brindados com uma bela e profunda frase do amigo Carriel, aliás, do Einstein. Boa tarde, pessoal!
– Seu Victor, que bom encontrá-lo com saúde. Tenho certeza de que o amigo também tem algumas frases e pensamentos para compartilhar conosco. Manda brasa que estamos ligados – diz o radialista.
– Então, lá vai: “Sempre há um pouco de loucura no amor, porém sempre há um pouco de razão na loucura”. Friedrich Nietzsche.
– Bravo! – Disseram e aplaudiram os amigos. O barbeiro se empolgou e também disse uma.
– Minha vez: “Ele não sabia que era impossível, foi lá e fez”. Jean Cocteau.
– Que turma de modestos intelectuais; estou muito bem de amigos – disse o locutor, Antunes Carriel com ar de empolgação. Então, ao chegar o dr. Araújo, o comunicador falou:
– Meu caro, doutor Araújo. Nosso estimado e preferido médico, diga uma frase para nós, por gentileza.
– Eu já estava há uns 5 minutos ali na porta só espiando; até pensei, ou começaram a beber cedo hoje ou não beberam nada a semana toda. Bom, se é assim, lá vai a minha: “Se acreditasse em destino, eu estaria perdido. Todas as minhas circunstâncias externas e internas apontavam para o fracasso”. Do também médico e escritor, Augusto Cury.
Alberto disse que também tinha uma frase. O pessoal ficou surpreso, afinal de contas ele era muito tímido. Os amigos disseram para ele se levantar e falar. Alberto, levantou-se e disse:
– A frase que tenho em mente é essa: “Crescer é ficar maior, evoluir é ficar melhor”. Mário Motta. Pelo menos sempre ouço ele dizendo.
Boa! – Disse a turma cada vez mais animada. Nisso, o Felisberto já estava ali no salão só prestando atenção. O Juvenal perguntou se ele não tinha nenhuma frase ou pensamento para compartilhar; aquele era o momento. Felisberto levantou-se e disse:
– Acho uma frescura vocês ficarem aí de frases e pensamentos e tal, mas tudo bem. Vou dizer a minha: “Homem que não tem coragem não casa com mulher bonita”. Miguel Livramento.
– Lembrei de outra – disse o barbeiro – “A ocasião não faz o ladrão. A ocasião revela o ladrão”. Luiz Carlos Prates.
– Lembrei de outra – disse Antunes Carriel – “O dinheiro não muda o homem, apenas o desmascara”. Creio que seja de Henry Ford.
– E que tal essa – diz Juvenal – “Mesmo no riso o coração talvez sinta dor…”. Acabei de ler aqui na Bíblia. Provérbios 14:13.
Felisberto se despediu da turma e disse que tinha que voltar ao seu bar, ao lado da barbearia. O Juvenal perguntou se era preocupação com o movimento ou medo da esposa que a essa hora já estava lá fritando salgadinhos. Felisberto já saindo da barbearia olhou para os amigos e disse:
– Cachorro picado por cobra tem medo até de linguiça.
Alguém falou em alta voz que Felisberto havia fechado a rodada com chave de ouro. Juvenal retrucou:
– Quem disse que terminamos?
Deivison Hoinascki Pereira. Professor, jornalista, colunista do Portal Instituto Caros Ouvintes e jornais Em Foco. Escritor. Produziu e apresentou o programa de rádio – Na cadeira do barbeiro – entre 2013 e 2015. As entrevistas com mais de 40 comunicadores da nossa região estão disponíveis no Portal Caros Ouvintes.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!