Futebol: Os campeões de Blumenau e do Estado

Publicado em: 02/09/2007

Adalberto Day é professor aposentado e pesquisador da história do Grande Garcia na região de Blumenau. Cientista Social formado pela FURB, Beto como é conhecido pelos amigos resgata através de pesquisas a história de sua comunidade para que se mantenha sempre viva para as gerações futuras.
Da Redação

É do Adalberto mais esta contribuição enviada pelo Zé Pfau.

A Imagem mostra figurinhas do álbum “Teixeirinha” com destaque para os craques de 1963. Leal do Palmeiras, Mauro Longo do Olímpico, Quatorze do Vasto verde, Mayer do Amazonas e Carlinhos do Guarani.
Neste ano (1963), o Guarani da Itoupava Norte foi o campeão da cidade de Blumenau. Faziam parte da sua equipe: Carlos, Cildo, Brandão, Dagô e Antoninho; Nilo e Chico; Da Silva, Carlinhos, Ivo e Joel. Depois vieram Di, Chelo, Alcino, Bianchini. O treinador era o Carlos de Campos Ramos, o Leléco.
Os radialistas que emocionavam a torcida nessa época, eram Edemar Annuseck e Ivo Sutter (narradores), Álvaro Corrêa (comentarista), Alfredo Otto Flatau e Moacir Galliani (repórteres) pela Rádio Nereu Ramos. Jeser Jossi Reinert (narrador), Tesoura Junior (comentários), Onélio Cavaco e Adolfo Nolte (repórteres) pela Rádio Clube. Mais tarde vieram outros culminando com Rodolfo Sestrem.
Em 1943 foi criado pelo radialista Manoel Pereira Júnior na Rádio Clube PRC-4, o programa “A Marcha do Esporte” das 12h40 às 13h00, do qual também participavam Tesoura Júnior e José Gonçalves. Esse programa foi ao ar por mais de 40 anos.
O Marcílio Dias foi o campeão do Estado em 1963. O clube contava em seu elenco com craques como: Ratinho e Aquiles que foram jogar na Portuguesa de Desportos; Sombra, Antoninho e Jorge que jogou no Palmeiras de Blumenau. Idézio foi campeão pelo Metropol de Criciúma e Dico veio jogar no Amazonas de Blumenau.
Fonte: Arquivo família Day. Colaboração Álvaro Luiz dos Santos e Edemar Annuseck.
 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *