Gartner destaca mobilidade

Publicado em: 22/10/2012

Edição Especial

Hoje você conta com uma apresentação especial e reforçada do Ethevaldo Siqueira. No podcast você pode ouvir a gravação do comentário diário transmitido pela Rádio Cbn Brasil como acontece de segunda a sexta-feira e ainda apreciar o artigo que Ethevaldo publicou no seu blog no sábado, 20/10. Para quem ainda não está familiarizado com o tema o Gartner Symposium ITxpo 2012, é o maior evento de TI do Brasil e realiza-se de 29 a 31 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, focalizando temas tão relevantes quanto o futuro da mobilidade e estratégias de negócio envolvendo aplicações e serviços.

Analistas do Gartner preveem que, nos próximos dois anos, as três modalidades de redes móveis mais valiosas e de maior adoção serão as redes sociais móveis, as lojas de aplicativos móveis e os serviços baseados em localização. Na opinião desses especialistas, os líderes em marketing digital que ainda não têm estratégias para explorar estas oportunidades precisam tomar medidas e desenvolvê-las o quanto antes.

O Gartner espera, também, que nos próximos dois a cinco anos a propaganda móvel seja dominante e os marqueteiros digitais estejam atentos a três tecnologias-chave nesta área: marketing por código de barras, cupons móveis e realidade aumentada.

“Os serviços ao consumidor e as aplicações online envolvem vários aparelhos, que, muitas vezes, são usados para funcionalidades como streaming de vídeo, compras, transações financeiras ou redes sociais. É importante entender como os consumidores utilizam estes aparelhos para saber seus benefícios e riscos. A tecnologia móvel é o veículo do imediatismo, o que coloca os marqueteiros numa posição crítica para saber quando e como divulgar a oferta certa, no momento certo”, afirma Elia San Miguel, analista do Gartner que apresentará palestras dentro da vertente de Mobilidade e Comunicações do Symposium ITxpo 2012. Entre os principais segmentos do evento, destacam-se:

Redes sociais móveis: siga os seus seguidores, não importa onde eles estejam

Estas redes sociais deverão ter uma adoção em massa em menos de dois anos, atraindo 1 bilhão de usuários em 2014. De acordo com pesquisas do Gartner, 15% dos usuários de celulares acessam sites de redes sociais pelos aparelhos. Porém, o mercado está lotado e, até 2015, ele se consolidará em cinco ou menos players. As redes sociais móveis devem impactar muitos setores, como as empresas que interagem com grandes comunidades – como varejo, educação, saúde e governo – ou as que têm grande número de funcionários distribuídos, como o setor farmacêutico, de transporte e serviços. Estes mercados e suas associações podem ser fontes de importantes dados contextuais.

Lojas de aplicativos móveis: escolha seus amigos sabiamente

Aplicativos móveis podem ser usados para engajar consumidores, conduzir campanhas de marketing, solicitar retorno e aumentar a carteira de clientes. As lojas com ótimos pontos de distribuição e grande comunidade de desenvolvimento – resultando em uma ampla gama de aplicações para consumidores e produtividade – são recomendadas com suporte de publicidade, revisões de usuários, mecanismos de classificação e recomendação, além de faturamento e relatórios.

Serviços baseados em localização: um caminho para serviços contextuais

Eles podem melhorar a entrega de serviços, o suporte ao cliente e a eficácia dos funcionários e do marketing. O Gartner observa a convergência da funcionalidade de localização com as redes sociais, notícias, informação e serviços de pesquisa e de entretenimento. Também espera que haja, pelo menos, 800 milhões de usuários do serviço, ao redor do mundo, até o final de 2012. O faturamento gerado por estes serviços, baseados em localização, deve alcançar US$ 13,5 bilhões, em 2015, e a propaganda contribuirá para a maior parte desta quantia. As aplicações de maior interesse no curto prazo serão navegação, pesquisa de localização e redes sociais/localizador de amigos.

Com a ajuda da recuperação nos gastos globais com anúncios, a publicidade móvel acelerou sua evolução durante o último ano, apesar das questões remanescentes, como privacidade, métricas e padrões. Espera-se que este mercado dobre mais durante os próximos dois anos e cresça, mundialmente, doze vezes em 2015, alcançando US$ 20,6 bilhões, ou, cerca de 4% do total dos gastos com publicidade. Este crescimento tem ocorrido devido à adoção de smartphones, tablets e seu uso crescente para informação, entretenimento e redes sociais.

Marketing de código de barras: use como uma ferramenta tática

O Gartner espera que este tipo de marketing seja adotado massiçamente dentro de dois a cinco anos, devido à crescente disponibilidade de códigos de barras e campanhas de marketing projetadas para aumentar o conhecimento dos consumidores sobre o que são e como usá-los. É um elemento importante de qualquer campanha de marketing direto e provê rápido acesso a informações de produtos/serviços e promoções especiais aos consumidores. Isto aumenta a fidelidade do cliente e contribui para uma imagem da marca de ponta. Os códigos de barras estão sendo usados cada vez mais em tickets móveis e aplicações de check-in nos setores de viagens e entretenimento.

Cupons móveis: siga os líderes

Os benefícios dos cupons móveis estão na frequência de compra e tamanho médio da transação, como parte de um grande esforço para aumentar as vendas, margens e fidelidade do cliente. Enquanto a adoção tem sido lenta, pesquisas do Gartner mostram uma vontade crescente dos usuários de smartphones de usar os cupons móveis. Os líderes de marketing digital podem impulsionar seus esforços destes cupons aproveitando as lições aprendidas pelo varejo e usando fornecedores de tecnologia especializada para testar abordagens alternativas. A longo prazo, os cupons móveis precisam ser parte de uma estratégia multicanal de cupons online que vá ao encontro do desejo dos consumidores de os acessarem e resgatarem por meio de qualquer canal.

Realidade aumentada

Esta é a tecnologia que sobrepõe gráficos, áudio e outros melhoramentos virtuais em uma visão, ao vivo, do mundo real. É este elemento que diferencia a realidade aumentada da virtual. Pode ser usada para melhorar a experiência do usuário e é uma extensão lógica das interações móveis, baseadas em localização e sensíveis a contexto. A realidade aumentada alcançou o pico do “hype” em 2010 e, enquanto persistem as preocupações técnicas em torno da privacidade, ela tem um grande potencial a longo prazo, além de alcançar a adoção em massa nos próximos dez anos.

Aplicações e serviços móveis para os líderes de marketing digital serão temas apresentados durante o Gartner Symposium ITxpo 2012. As inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (11) 3074-9724 / 3073-0625 ou pelo e-mail [email protected] Até o dia 25 de outubro, será concedido desconto especial de R$ 120,00.

Gartner Symposium ITxpo 2012 | 29, 30 e 31 de outubro, a partir das 9 h, no Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, 12.559

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