Gelson Oliveira volta à ilha para uma nova apresentação no Coisas de Maria João

Publicado em: 03/02/2015

O cantautor gaúcho Gelson Oliveira, que frequenta seguidamente a ilha, atualmente está em plena temporada em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, com o show “O Borogodó dos Cafundó”, que reúne 4 dos mais importantes compositores do RS: Bebeto Alves, Antonio Villeroy, Nelson Coelho de Castro e Gelson.

Gelson Oliveira

Emílio Pedroso/Agencia RBS

 

Entre a temporada do “Borogodó” e o lançamento, em abril, do seu primeiro CD dirigido ao público infantil, com título de ” O Ônibus do Sobe e Desce”, Gelson volta à ilha para uma nova apresentação no Coisas de Maria João, em Sto Antonio de Lisboa.

No show, Gelson dará mais visibilidade ao seu trabalho mais ligado à sua origem africana, como as músicas Sorriso Aberto, A Luz do Amanhecer e Um Samba ao Vento.

Depoimento recente, de Chico César em Porto Alegre, sobre Gelson e seu trabalho: (Chico César também fez questão de destacar a música e a pessoa de outro artista, o gaúcho Gelson Oliveira. Mesmo sabendo da obra de Lupicínio Rodrigues, conhecer Oliveira alegrou o paraibano.

“Eu não conhecia artistas negros, que tematizassem a negritude em sua música, e é o que ele faz de um jeito muito próprio”, diz Chico César, defendendo que o Brasil precisa reconhecer mais a presença do negro na cultura do Estado. “Não é o Sul que precisa mudar, nem os seus artistas. É o Brasil que precisa se abrir e abraçar de vez o que vem daí.”)

Além da grande presença já confirmada, do colega gaúcho radicado na ilha, Guinha Ramires, a noite contará com canjas de artistas amigos de Gelson.

 

Sobre Gelson:

O cantor e compositor Gelson Oliveira é de Porto Alegre/RS . Ao exemplo de vários músicos brasileiros, Gelson também animou muitos “bailes da vida”, cantando e tocando sua guitarra em vários grupos do gênero.

Animado com a cena musical de Porto Alegre nos anos 70, Gelson que na época morava em Gramado, resolveu apostar em suas composições e voltou a residir na capital Gaúcha.

O ponto inicial de sua carreira foi em 79, a partir do show “Lado a Lado”, que ele dividiu com o colega na época também novato, Nei Lisboa. Os dois fizeram uma temporada no teatro do Clube de Cultura, com sucesso de público e crítica. Daí pra frente a carreira de ambos deslanchou.

Festejado por muita gente boa do estado e de outros também, Gelson acumulou em 30 anos de carreira vários álbuns gravados, assim como outros em parceria com colegas, além de participações especiais em trabalhos de amigos.

Com muitas histórias para contar, entre muitos prêmios, viagens, trilhas para cinema, televisão, dança e muito mais, gravou ou dividiu o palco com Gilberto Gil, Chico César, Guinga, Luciah Helena, Borguetinho, Antônio Villeroy, Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves e Paulo Moura. Gelson já se apresentou também no Uruguai, Argentina, França, Suíça, Itália, Áustria ,Alemanha, Uruguai onde comemorou os 30 anos de seu primeiro disco lançado, chamado TERRA.

O premiado programa infantil “Pandorga” da TVE-RS, que está há mais de 20 anos no ar, tem como tema a música de Gelson “Papagaio Pandorga”, que pode ser ouvida em suas duas exibições diárias, de segunda à sábado.

Está agora trabalhando assiduamente em seu novo Projeto que é um CD Infantil, entitulado”O Ônibus do Sobe e Desce”

O primeiro CD de Gelson Oliveira, destinado ao público infantil, produzido por Gelso Oliveira e Marisa Rotenberg, com lançamento previsto para abril deste ano, o “Ônibus” de Gelson, está chegando para realizar um velho sonho do compositor gaúcho, desaguar parte de uma rica produção de obras feitas para os baixinhos.

Tudo começou com o musical homônimo, que Gelson apresentou com os colegas gaúchos Celi Rabelo e Telmo Martins, obtendo grande sucessode público. Mais tarde a convite do Santander Cultural, junto com o parceiro Nelson Coelho de Castro, Oliveira apresentou um show especial na semana das crianças. Nelson com músicas de seu exitoso musical infantil “A Cidade do Lugar Nenhum” e Gelson com as músicas do “Ônibus”.

Entusiasmado pela ótima acolhida dos pequenos, neste dia Gelson Oliveira decidiu que faria um álbum, para que suas músicas fossem levadas para casa depois dos shows.

O CD foi gravado em Porto Alegre e parte dele em Florianópolis. Com financiamento do FUMPROARTE, da secretaria de cultura de PoA, O ÔNIBUS DO SOBE E DESCE, que foi produzido por Gelson e sua colega gaúcha Marisa Rotenberg, tem tudo para percorrer muitas estradas, visitar muitos lugares, levando a bordo muita alegria para a garotada, propondo um belo passeio através das 10 canções do CD.

 

SERVIÇO:

QUANDO: Quinta-feira,05 de fevereiro, 21h

ONDE: Coisas de Maria João – Rua Cônego Serpa, 57 -Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis

QUANTO: R$10,00

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/309319435944549/?fref=ts

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *