Germaneno: um supermaterial que acaba de surgir

Publicado em: 29/09/2014

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, qual é o material revolucionário que o mundo conheceu nos últimos dias?

ETHEVALDO – É o Germaneno, Milton.

MILTON – Germaneno?

ETHEVALDO: Sim, Milton: Germaneno. O nome é feio mas representa um super material formado por uma camada que tem a espessura de apenas um átomo de germânio – um elemento químico do grupo do silício.

A novidade é tão recente que nem o Google registra o significado de Germaneno (Germanene, em inglês), mas o ouvinte pode encontrar mais informações na Wikipedia, edição em inglês.

O anúncio mundial da descoberta desse material foi feito há poucos dias, Milton, neste mês de setembro de 2014, quando um grupo de cientistas liderados por Guy Le Lay, da Universidade de Aix-Marseille, publicou um artigo especial no New Journal of Physics publicou um artigo sobre o novo material.

MILTON – Esse material é da mesma família do GRAFENO, do qual você já falou aqui?

ETHEVALDO: É, Milton. Exatamente como o grafeno, o Germaneno é um material revolucionário que deverá ter muitas aplicações em nanotecnologia e microeletrônica.

E, curiosamente, estão surgindo outros materiais desse mesmo grupo, entre os quais o Silicieno (de silício) e o Staneno (de estanho). Este último, o Staneno, foi previsto teoricamente pelo grupo liderado pelo cientista Prof. Shoucheng Zhang’s da Universidade de Stanford, EUA.

MILTON – Até amanhã.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *