Google lança projeto de apoio a startups de jornalismo no Brasil
O Google lançou na quinta-feira (20/02) no Brasil seu primeiro programa mundial para acelerar startups de jornalismo.
O projeto, Google News Initiative Startup Lab, vai selecionar empresas jornalísticas nascidas no mundo digital e que já tenham um produto ativo.
O programa será hospedado no espaço do Google para startups em São Paulo. Os candidatos podem se inscrever no programa até o dia 8 de março preenchendo formulário disponível na página do programa.
A iniciativa oferece um programa de imersão de 13 semanas “para empreendedores comprometidos com o desenvolvimento de produtos de notícias inovadores que oferecem jornalismo de qualidade”. O objetivo do GNI Startup Lab, segundo a empresa, é contribuir para a aceleração do ecossistema de notícias no ambiente digital, especialmente em mercados emergentes. O programa foi organizado em parceria com o Insper, uma das mais prestigiadas escolas de negócios, economia e engenharia da América Latina, e o Google for Startups Campus, em São Paulo.
Segundo Fabiana Zanni, chefe de parcerias da Google News Initiative, área da empresa dedicada a pensar soluções para imprensa, o programa ainda não definiu o número de empresas que pretende selecionar, informou o jornal O Estado de S.Paulo. “Nossa ideia é acolher de cinco a dez projetos, mas varia de acordo com o tamanho das equipes”, disse.
Além de poder utilizar o espaço do Google em São Paulo e receber acompanhamento, as empresas selecionadas também receberão US$ 20 mil em investimentos para aprimorar seus negócios ao longo do período. “Vamos abranger questões que passam por desenvolvimento de produtos e negócios, marketing e construção de comunidade, que perpassam a formação de qualquer startup ou empresa nativa digital”, diz Fabiana. Além da equipe do Google, os professores do Insper também participarão das atividades. No final do programa, cada startup terá a oportunidade de se apresentar em um Demo Day para potenciais investidores.
O Google destaca que somente poderão se inscrever startups com até quatro fundadores. Um deles terá de ter experiência em tecnologias como programação, experiência do usuário ou design, a fim de acompanhar as atividades. “Buscamos empresas que tenham nascido no ambiente digital e foquem em produtos originais de jornalismo, mas não precisa ser necessariamente um site ou aplicativo”, afirmou Fabiana ao jornal O Estado de S.Paulo.
Para Fabiana, o Brasil foi escolhido para ser o primeiro projeto do tipo feito pelo Google em todo o mundo pela relevância do País. “Entendemos que o Brasil tem um mercado interessante para entender como empreendedorismo e inovação podem ajudar o ecossistema de notícias”, afirma a executiva, que é coordenadora do Google News Lab. “Nossa ideia é não só repassar conhecimento, mas também aprender com as empresas.” Segundo ela, o conhecimento gerado ao longo do programa será replicado com a comunidade jornalística no futuro.
Lançado há cerca de dois anos, o Google News Initiative é responsável ainda por uma série de iniciativas, que incluem desafios de inovação e laboratórios para gerar assinaturas para empresas jornalísticas.
(ANJ, 20/02/2020)
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!