Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora lança novos livros
O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora coordenado pelo professor Luiz Artur Ferraretto projeta para o XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação uma programação com sessões temáticas sobre ensino, cidadania, publicidade radiofônica, programação, tendências do rádio e indústria fonográfica. Os pesquisadores têm também uma tradição de produzir em conjunto, o que deve levar à publicação de vários livros até 2011, ano em que o GP completa 20 anos.
Quando o congresso iniciar, já deverá estar disponibilizado na internet o e-book E o rádio? Novos horizontes midiáticos, organizado pelos professores Luiz Artur Ferraretto, coordenador do GP Rádio e Mídia Sonora, e Luciano Klöckner, um dos coordenadores do GT História da Mídia Sonora da Rede Alfredo de Carvalho.
A obra reúne textos apresentados no Intercom 2009 e está em fase de finalização na Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dois outros livros, já prontos, aguardam publicação para o segundo semestre. Na trilha do disco: relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil, organizado por Eduardo Vicente, da Universidade de São Paulo, e Irineu Guerini Júnior, da Faculdade Cásper Líbero, mapeia a história de algumas gravadoras a partir de trabalhos de integrantes do grupo de vários regiões do país.
Já sob a coordenação de Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina, Rádio e Pânico II: a Guerra dos Mundos agora 70 anos depois, é a edição revista e ampliada do livro lançado originalmente em 1998 para marcar os 60 anos da irradiação da versão de Orson Welles para a Guerra dos Mundos, de H.G. Wells. Para essa nova versão da obra, Luciano Klöckner, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e Mirna Spritzer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, produziram um CD de áudio com a versão em português para a montagem radiofônica de Welles.
O próximo encontro do Grupo de Rádio e Mídia Sonora durante o Intercom 2010, em Caxias do Sul, deve contar ainda com vários trabalhos, fazendo um levantamento da situação do rádio nas principais capitais do país. Trata-se de uma pesquisa organizada por Nair Prata, do Centro Universitário de Belo Horizonte e também coordenadora do GT História da Mídia Sonora da Rede Alcar. Os artigos fazem a base do livro Panorama do rádio brasileiro. Fora este, o GP prepara também, para 2011, a obra conjunta 70 Anos de Radiojornalismo no Brasil: 1941 – 2011, organizada pela professora Sonia Virgínia Moreira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!