Grupo RBS anuncia venda de operações de televisão em SC
O Grupo RBS anunciou nesta 2ª.feira (7/3) ter vendido aos empresários Lírio Parisotto e Carlos Sanchez, juntamente com outros investidores, suas operações de televisão, rádio e jornal em Santa Catarina.
Comunicado da empresa informa que a conclusão do negócio ‘está sujeita à condição suspensiva de aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e dos demais órgãos regulatórios do setor, bem como ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para estes tipos de transações’.
Segundo a nota da RBS, ‘Lírio Parisotto atua na área de mídia por meio de sua empresa Videolar e no setor de petroquímica a partir da Innova; Carlos Sanchez amplia o processo de diversificação de seus negócios, a partir do Grupo NC, um dos maiores conglomerados econômicos do País’.
A RBS informa ainda que Mário Neves, atual diretor-geral de Televisão em Santa Catarina, será o presidente da empresa. E prossegue: ‘Os investidores destacaram que a gestão dos negócios seguirá normalmente e a independência editorial será mantida. (…) O processo de transição será gerido a partir de comitês com o objetivo de garantir a continuidade e a excelência das operações. A sinergia entre as empresas em Santa Catarina será mantida a partir de parcerias operacionais e comerciais. Com o movimento, a RBS foca seus esforços de mídia no Rio Grande do Sul, onde o grupo empresarial foi fundado em 1957, com marcas jornalísticas como Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV. Além dos negócios de comunicação, o grupo é proprietário da e.Bricks, empresa de investimento digital com atuação no Brasil e nos Estados Unidos’.
Este Portal dos Jornalistas apurou que os acionistas da RBS foram comunicados da venda das operações do Grupo em Santa Catarina por mensagem eletrônica. Um e-mail com o fato relevante foi enviado a eles com informações sobre o anúncio oficializado nesta 2ª.feira pelo presidente executivo Duda Melzer. O mercado estima que o valor do negócio chegue a R$ 700 milhões. A notícia que havia sido dada em primeira mão pelo jornalista Paulo Alceu, em fevereiro, foi desmentida em nota pelo Grupo RBS, pois o negócio ainda não estava totalmente fechado. A operação foi concluída nos últimos dias. Comenta-se em Florianópolis a possibilidade de que José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que por muitos anos dirigiu a Rede Globo, venha a participar da sociedade. Em setembro do ano passado ele teria determinado a integrantes do Jornalismo da TV Vanguarda, sua rede de tevê no Vale do Paraíba, que acompanhassem a programação da RBS TV/SC.
(Investimento e Notícia, 07/03/2016)
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!