HB 147: Blumenau desenvolve intensa campanha de propaganda
Como já tinha em mente a sequência das ações, caso lograsse êxito na última tentativa, o Dr. Blumenau desenvolveu uma intensa campanha de propaganda. Tanto no Brasil, como no estrangeiro. Era preciso dar a conhecer bem mais da sua colônia para o cumprimento da palavra empenhada junto ao Governo Imperial. A partir desta inspiração fez publicar o livro “Deutsche Kolonie Blumenau, in der Provinz Santa Catarina in Sued Brasilien” no ano de mil oitocentos e cinquenta e seis. Impresso nas oficinas de J. Froebel, em Rudolstadt, a obra continha oito capítulos em sessenta páginas e um mapa para orientação dos leitores. Detalhista como só ele, o autor possibilitava informações sobre praticamente tudo que pudesse interessar a quem consultasse o livro.
Pelos títulos que guiavam cada capítulo é possível sentir as suas preocupações para bem informar. “A colônia Blumenau, sua fundação e o seu desenvolvimento; O Brasil e os seus inimigos; O progresso do Brasil nos seus primeiros anos; Interesse de governo brasileiro nos problemas da colonização; O contrato de colonização entre o governo brasileiro e o autor; Estatutos da colônia de Blumenau; Conselhos práticos aos que quiserem emigrar para Blumenau”. Minucioso e prático, como tudo na vida do Dr. Blumenau, é possível sentir já pelos títulos dos oito capítulos os efeitos que buscava com a publicação. Continham muitos dados estatísticos e informações preciosas sobre o Brasil. Além disso deteve-se, com visível interesse motivacional, em todas as informações de que necessitassem os interessados em emigrar.
A seguir: estaria perto o fim dos problemas do colonizador?
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!