HB 64: Blumenauer Zeitung é o primeiro jornal do novo município

Artigo publicado em: 01/10/2010

Blumenau é município. Ainda que não instalado, por conseqüência da grande enchente, os fatos de transição entre a situação anterior e a atual continuavam a merecer prioridade nas atenções da Comissão Antunes. Eis que surge, no primeiro dia do ano de 1881, o jornal Blumenauer Zeitung. Sob a direção de Hermann Baumgarten, ele foi editado até 1941, aparecendo sempre aos sábados. Durante esse período sofreu apenas uma pequena interrupção. Além de informativo sobre os acontecimentos do novo município, o Blumenauer Zeitung funcionou, também, como elo entre os habitantes de Blumenau.
 
A direção da colônia foi dissolvida em janeiro de 1881. Em março do mesmo ano, exatamente no dia dezoito, o decreto número 8.454 complementava o ato da Lei 860, de quatro de fevereiro de 1880. Ficavam emancipadas as regiões da colônia não incluídas no decreto anterior, abrangendo terrenos marginais dos rios do Sul e do Oeste. O fundador da cidade, que há mais de trinta anos dedicou sua vida ao sonho de construir esta cidade, foi dispensado das funções que vinha exercendo. Contava, então, sessenta e dois anos. E no mês de agosto desse mesmo ano encaminhou sua família de volta para a Alemanha.
 
A história dos volumes pesquisados não se refere à sua reação frente ao acontecimento. Informações sobre os sentimentos fossem de satisfação, fossem de desconforto ou, mesmo, de frustração, Dr. Blumenau não deixou para a posteridade. O que, aliás, não fugiu ao seu estilo, nem fez por desmerecer um comportamento sempre pautado pelo bom senso e elevada dignidade. Vale imaginar, contudo, quais teriam sido seus pensamentos em decorrência da perda do poder de mando, a sensação de desapropriação de uma idéia que virou sonho, de um sonho que virou realidade e de uma realidade que chega aos nossos dias com forte influência do seu exemplo de trabalho e dedicação. Imaginar, porém, é tarefa de cada um, já que cada pessoa pode ter visão diferenciada a propósito do assunto. 

No próximo capítulo: incidentes e conflitos entre a Comissão Antunes e os colonos do Warnow, margeiam a eleição dos primeiros vereadores de Blumenau.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *