Hemeroteca Digital Catarinense, parceria entre Udesc e Biblioteca Pública de Santa Catarina, tem novo site

Publicado em: 19/12/2019

Hemeroteca Digital Catarinense, projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, está com uma nova página no ar.

O novo modelo de site foi criado pela servidora da Udesc Andreza Campos da Luz, bibliotecária que atua no IDCH. Além de um novo layout a página apresenta um modelo mais acessível para navegação e busca de conteúdo.

Sobre a Hemeroteca Digital

A Hemeroteca Digital Catarinense, resultado da parceria entre a Biblioteca Pública de Santa Catarina e o IDCH da Udesc Faed, por meio do Projeto de Extensão “Hemeroteca Digital Catarinense: preservação e acesso público – jornais, revistas e obras raras de Santa Catarina”, promove o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital.

Iniciada em novembro de 2013, a hemeroteca já contempla em sua base de dados cerca de 800 títulos digitalizados, com 25.643 edições, totalizando aproximadamente 100 mil páginas disponíveis para consulta pública e transferência de arquivos. São periódicos, jornais e revistas que ajudam a contar a história de Santa Catarina desde o século XIX.

Em 2016, o projeto foi um dos finalistas do 29º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a maior premiação na área de promoção e preservação do Patrimônio Cultural de todo o país, promovida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Acesse o novo site da Hemeroteca: hemeroteca.ciasc.sc.gov.br.

(UDESC, 18/12/2019)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *