Hoje foi mais um dia especial

Publicado em: 08/05/2009

As surpresas são diárias que quase se tornam rotineiras, embora sempre tragam algo de diferente e geralmente desafiador. Hoje foi o contato do leitor-ouvinte Carlos Stumpo atualmente residindo em Portugal.

Sou brasileiro, tenho 46 anos de idade e vivo há cerca de 17 anos em Portugal. Estou à procura de uma música (ou vinheta) que passava nos cinemas do Brasil, há muitos anos, durante os noticiários do Canal 100. Mas não estou a falar de “A cadência do samba”.
A música que eu procuro é outra, e que também ouvíamos nos mesmos noticiários. Na verdade era um samba que tinha um homem que cantava por traz… mas ele não cantava uma “letra” propriamente dita.

Ele fazia uma espécie de “bit-music” (daquela época) emitindo uns sons que imitavam o ritmo do samba, ou até alguma coisa como a “onomatopéia” dos instrumentos. Uma coisa do género: “bum-bum-tchiga-bum-burum-bubum…” Enfim, desculpe-me a forma desastrada como tento me expressar, mas por email não é nada fácil. Será que você sabe do que estou a falar?

Sem saber bem do que se tratava e sem uma pista aqui na redação, veio a idéia salvadora: quem entre os colunistas e colaboradores são da área? E o gol veio naturalmente: pouco mais de duas horas depois da chegada da mensagem com a solicitação recebíamos as duas primeiras e certeiras respostas: O nome da música originalmente é Na Cadência do Samba, de Luiz Bandeira. Virou Que bonito é, depois de ter sido aproveitada como vinheta e com outra letra, informa Jair Brito de São Paulo. E complementa o Braga Müller de Blumenau: A música do Canal 100 é “Que bonito é”, de Luiz Bandeira. Eu tinha cinema na época – anos 60 (Cine Atlas em Blumenau) e a música permanece na minha lembrança até hoje.

E para completar a missão, reproduzimos a música que se tornou imortal numa das versões mais identificadas com as notícias de esporte tão apreciadas nos jornais cinematográficos das décadas de 1960 e 1970, com maior destaque.

2 respostas
  1. Antunes Severo says:

    Há controvérsias.
    De Salvador, Baía, chega a mensagem do J. Pimentel, outro dos grandes craques da seleção de colunistas do Caros Ouvintes com a mensagem “O tema principal do CANAL 100 era NA CADÊNCIA DO SAMBA, com Waldir Calmon que (que está postado no site) Havia outros diversos temas que eram colocados conforme o assunto, o tipo de redação, etc.Ao que parece não é o tema principal que nosso amigo Carlos se refere”.
    É isso Carlos, agora a palavra é sua.

  2. j.Pimentel says:

    Quero reforçar que, ao final da versão original de Waldir Calmon, como poderá constatar quem ouviu a música até o final, que há uma espécie de vocalização acompanhando a batucada. Espero que seja este o trecho a que se refere nosso compatriota Carlos, de Portugal.

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *