Honestidade, sempre e não permita que falem por você

Publicado em: 16/05/2014

Toda vez que você ouvir alguém colocar em dúvida a honestidade do povo brasileiro, conteste, não aceite isso como verdade.

Essa história de que o país está cheio de gente com baixos teores de honestidade é absolutamente falsa. Como é falsa, também a afirmação de que somos um país de corruptos. Não somos, não.

Temos, como maioria dos países, setores onde os corruptos atuam com mais desenvoltura, mas nem por isso eles ficam impunes. Os fatos recentes tem demonstrado que o Brasil e os brasileiros não toleram corruptos e gente desonesta. Por isso não é justo generalizar a corrupção e a desonestidade, abrangendo todas as pessoas, indistintamente.

Existem, sim corruptos e desonestos aqui, como ocorre na Europa, nos Estados Unidos e em quaisquer outros países.
Não se deixe envenenar covardemente. Diariamente estamos ouvindo histórias de fatos relacionados com o comportamento honesto de brasileiros.

Vamos enumerar poucos e pequenos exemplos que são significativos por que traduzem o verdadeiro perfil e caráter o cidadão brasileiro.

Em Guaratuba/PR, o cliente de um supermercado perdeu o cartão de credito na hora de pagar a conta e só foi perceber quando chegou em casa. Retornou ao local e encontrou seu cartão nas mãos de uma gerente de área. O cartão caído ao lado do caixa foi entregue a funcionária por outro cliente que o encontrou. Gente honesta faz assim. A televisão mostrou no dia 13 de maio, um caso em São José/SC, onde um cidadão que foi ao caixa eletrônico de um banco, encontrou um cartão com a senha. Usou a internet para encontrar a dona de tal cartão. Dois dias de procura e ela apareceu, feliz da vida e agradecida pelo gesto do conterrâneo.

A produção do programa Mais Você de Ana Maria Braga, fez um teste de honestidade em Curitiba. Colocaram vários produtos (frutas, flores, etc.) numa caixa com um cartaz anunciando Pegue e Pague. O cidadão devia pegar um produto e colocar seu preços correspondente na caixa. Não houve caso de desonestidade registrado.

Um ator disfarçado pegou uma fruta e não colocou o dinheiro na caixa. Recebeu um reprimenda de pessoas que estavam no local. O Mais Você que vem se firmando como a principal atração matinal da televisão, prestou um serviço a todos nós brasileiros, destacando essa qualidade que faz parte da vida de nossa honestidade.

Pequenos fatos como os citados, entre muitos outros conhecidos, confirmam o que sabemos há longo tempo; o brasileiro é acima de tudo um cidadão honesto e não tolera atos de desonestidade. Isso desmente aquela afirmação da Lei de Gérson, (levar vantagem em tudo custe o que custar) que faz parte da agenda de preocupações dos brasileiros. Os fatos e testes contrariam essa velha e maldosa historia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *