Imagem é tudo
O publicitário especialista em criar boas imagens de produtos e pessoas, acredita sim que imagem é tudo. E não poderia ser diferente. Afinal ele vive disso, criar imagens. São profissionais de alta competência em suas atividades, capazes de mudar a cabeça e comportamento de grande parte da população. Houve tempo em que o slogan “ Isso faz um bem,” difundia produto que hoje é obrigado a exibir uma advertência sobre a bebida e a saúde. Um político cuja imagem era de um caçador de marajás, acabou sendo cassado do poder como se fosse um daqueles a quem condenava em campanha. O jogador Gerson, um grande craque da seleção de futebol ficou com a imagem de que foi o inventor do “levar vantagem em tudo”.
Sabe-se que levar vantagem sempre foi uma das fraquezas do ser humano em todos os tempos. Gerson não inventou nada, apenas fez um comercial de cigarro e ficou com a imagem negativa. Para os brasileiros Pelé foi o maior jogador de futebol do mundo. Os argentinos juram que foi Maradona. Pelé teve um trabalho profissional e muita disciplina pessoal, para montar uma bela imagem de profissional responsável e dedicado a boas causas. Maradona se esqueceu de fazer a lição de casa e os construtores de sua imagem, precisam estar sempre em estado de alerta para concertar os abalos que o craque argentino provoca em sua própria imagem.
Político sabe muito bem o quanto vale uma boa imagem. Alguns gastam milhões para parecer perante o eleitorado melhor do que são. O político como a maioria das pessoas tem uma imagem de si próprio diferente daquela que os outros estão vendo. O trabalho do profissional é mudar isso. Construir uma imagem de acordo com aquilo que o eleitor gostaria que ele fosse mesmo sabendo que nunca será. Imagem é tudo e nada. É tudo para quem precisa parecer o que não é e nada para quem conhece os métodos para inventar ídolos, candidatos a cargos eletivos, líderes e assemelhados.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
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