Internet já atende 80% da população dos países desenvolvidos
MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?
ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.
MILTON – Ethevaldo, quais são os países com maior densidade ou penetração da internet?
ETHEVALDO – As pesquisas mais recentes mostram maiores serão a produtividade e competitividade do país. Os 10 países em que mais de 90% da população têm acesso à internet são os seguintes:
1. Coreia do Sul;
2. Noruega;
3. Finlândia;
4. Suécia;
5. Cingapura,
6. Luxemburgo;
7. Holanda.
8. Emiratos Árabes Unidos
9. Qatar
10. Letônia
O caso da Coreia do Sul é impressionante, Milton. Naquele país, 97% da população têm acesso à internet de banda larga e com a maior velocidade média do planeta: 50 Megabits/segundo.
MILTON – E qual é a situação da internet nos países desenvolvidos em geral?
ETHEVALDO – Nos países desenvolvidos, a internet atende a mais de 80% de sua população, como é o caso do Reino Unido, da Alemanha, Suíça, Canadá, EUA, França, Bélgica, Japão, Nova Zelândia, Áustria e Dinamarca, Unidos, Eslováquia e Estônia.
Na última pesquisa, alguns países que estavam próximos dos 80% de penetração da internet já alcançaram esse patamar. É o caso de Israel, Hong-kong, Espanha, Taiwan, Cingapura. Abaixo de 70% apenas dois países desenvolvidos: a Itália, com 66% e Portugal, com 64%.
MILTON – E qual é a situação dos cinco países emergentes da sigla BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul?
ETHEVALDO – Nesse quinteto, o Brasil é campeão, com 63%; em segundo lugar vem a Rússia, com 59%; em terceiro a China, com 45%; e por último, a Índia e a África do Sul com apenas 24%. Na América Latina, o país campeão é a Argentina, com 74% de sua população conectada à internet.
MILTON – Até amanhã.
Escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias. É colaborador da revista Época e comentarista da Rádio CBN. Ethevaldo cobre o setor tecnológico ligado à comunicação há mais de 40 anos entrevistando cientistas, participando de congressos internacionais e visitando exposições, laboratórios e universidades.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!