Isso era o Rádio Esportivo!

Publicado em: 24/05/2013

Os bons tempos do rádio esportivo brasileiro já não existem mais. Até 2000 o jornalismo esportivo brasileiro estava presente em todos os grandes acontecimentos dentro e fora do pais.

Era comum a presença de 10 a 15 emissoras acompanhando jogos amistosos e oficiais da Seleção Brasileira. Tudo isso mudou com a introdução do off-tube (transmissões feitas com imagens da televisão) que hoje se transformaram em estádios de futebol.

Hoje poucas, eu disse poucas, muito poucas emissoras enviam seus profissionais de rádio e até da televisão para transmitir “in loco” os jogos dentro e fora do país. Registro dois flagrantes da presença da Rádio Clube Paranaense no Exterior .

Em 1995 estive ao lado de Sidnei Campos em Tel Aviv transmitindo o amistoso em que o Brasil venceu Israel por dois a um no Ramat Gan Stadium.

1996 Aeroporto de Marselha (França). Da direita para a esquerda:
Alemão, Edu Brasil, Alex, Edemar Anuseck e Jorginh.

Em 1996 ao lado de Edu Brasil transmitimos a conquista do Torneio de Toulon pela Seleção Brasileira de Juniores. Nessa competição aconteceu a estreia do craque Alex revelado pelo Coritiba na Seleção Brasileira. Igualmente  representaram o Brasil nesse torneio o atacante Jorginho do Atlético Paranaense e o meio campista Alemão revelado pelo Londrina . Além da Rádio Clube Paranaense estiveram presentes a Rádio Cidade de Curitiba com Capitão Hidalgo e Marcelo Ortiz e a Rádio K do Brasil comandada por Jorge Kajuru.

Seu enviado foi Alípio Nogueira, na época estreando como narrador esportivo. Isso acontecia no tempo em que o “rádio era rádio”. Quem ouviu, ouviu, quem não ouviu não ouve mais esse tipo de cobertura internacional.

1995 - Tel Aviv (Israel 1 x 2 Brasil). Na foto em primeiro plano Edemar Annuseck. Atrás o polêmico Jorge
Kajuru e o narrador Edson Rodrigues.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *