Japão relembra 5 anos de Fukushima

Publicado em: 11/03/2016

O Japão recorda nesta sexta-feira, (11/03), os cinco anos do terremoto e tsunami que mataram milhares de pessoas e desencadearam a pior tragédia nuclear em 25 anos.

fukushima

O terremoto de magnitude 9 foi registrado em alto mar, criando ondas gigantescas que devastaram a linha costeira matando aproximadamente 20 mil pessoas.

O tsunami invadiu a usina nuclear de Dai-ichi em Fukushima provocando o derretimento de três reatores. A radiação se espalhou por uma vasta área no interior do país, contaminando água, alimentos e ar.

Mais de 160 mil pessoas foram evacuadas para cidades vizinhas e cerca de 10% ainda vive em casas temporárias construídas nos arredores de Fukushima. Muitos outros se mudaram para longe das suas cidades e começaram uma nova vida. Alguns locais ainda são considerados zona vermelha devido ao alto nível de radiação.

Na sexta-feira, o Primeiro-Ministro Shinzo Abe participou de uma cerimônia em Tóquio marcada por um minuto de silêncio na hora em que o terremoto começou. Sinos tocaram por toda a cidade e, em todo o país, os cidadãos inquinaram-se em respeito à memória dos que sucumbiram na tragédia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *