Jornal ND estreia novo projeto gráfico nesta sexta-feira; confira os detalhes

Publicado em: 14/08/2020

Com mais cores, mais atual e vibrante, o novo projeto gráfico chega para coroar a identidade do Notícias do Dia, que ao longo de 14 anos investe em opinião, conteúdo relevante e visual atraente.

ND entrega a seus leitores  um novo projeto gráfico, fruto do trabalho de pesquisa e construção que consumiu cerca de seis meses de uma equipe interna e em parceria com a agência de publicidade Neovox. Com mais cores, mais atual e vibrante, o novo projeto gráfico chega para coroar a identidade do Notícias do Dia, que ao longo de 14 anos investe em opinião, conteúdo relevante e visual moderno e atraente.

É um projeto gráfico totalmente novo, alinhado com as tendências mais contemporâneas do universo editorial mundo afora. Um projeto que propõe uma nova identidade visual com personalidade única e marcante. O projeto também valoriza as reportagens especiais, o jornalismo investigativo e as matérias em profundidade que sempre foram marcas do ND, e que agora ganham um tratamento gráfico especial e diferenciado.

A primeira mudança vem logo na identidade visual do ND, agora ainda mais robusto, firme e alinhado à identidade do Grupo ND. Logo em seguida, o leitor pode perceber que há mais cores, para destacar o conteúdo e tornar a leitura diária ainda mais agradável. Há ainda destaque para uma nova tipologia. A uma família de tipos de letra passa a ser utilizada em todos as matérias, títulos e gráficos. A ideia é tornar a leitura dos textos mais prazerosa e clara, tanto no impresso quanto no digital.

Confira aqui a edição completa do ND com o o novo projeto gráfico.

A agência de publicidade Neovox, que também conduziu a mudança do Grupo RIC para o atual Grupo ND, também foi a parceira escolhida para desenvolver o novo projeto gráfico. O presidente da agência, Fábio Veiga, lembra que “a proposta é oferecer uma nova experiência sensorial ao leitor e reforça a crença do Grupo ND no poder que o jornalismo impresso possui”.

“Esse projeto nasce da necessidade natural de traduzir visualmente todas as transformações que o ND vem apresentando aos seus leitores neste ano”, lembra o editor-chefe do ND, Rodrigo Lima. Entre as novidades, a chegada de novos colunistas locais e nacionais, um time de primeira qualidade que inclui jornalistas consagrados como Moacir Pereira, Cacau Menezes, Sérgio da Costa Ramos, Alexandre Garcia, Rodrigo Constantino e Luis Ernesto Lacombe, por exemplo.

Essa iniciativa é mais um investimento do Grupo ND no jornalismo de qualidade e na informação precisa e confiável, afirma o diretor de Conteúdo, Luís Meneghim. “É um reforço em nossa crença inabalável no papel fundamental dos veículos de comunicação no aprimoramento da sociedade civilizada. Esse novo projeto é um presente aos nossos fiéis leitores e um convite para que mais e mais catarinenses assinem e leiam o novo ND”.

  • Novo Logotipo: o novo logo do ND é uma modernização do logo antigo. As duas letras, agora separadas, facilitam a leitura do nome, trazendo mais personalidade à marca. Limpo, simples e direto, passa a ser fixado sobre uma caixa que se estende de um lado a outro da capa, ganhando mais destaque e potência visual.
  • Nova capa: uma das maiores mudanças é o novo projeto de capas do ND. A ideia é tornar cada capa a mais atraente possível, traduzindo a riqueza de matérias, informações e a diversidade de colunistas que o leitor encontra em cada edição.
  • Nova tipologia: A nova tipologia usada é a Merriweather, um conjunto de fontes de letras desenhado especialmente para o Google pela empresa norte americana Sorkin Type. É uma família de letras completa e de uso livre, que oferece uma diversidade de opções para atender a todas as necessidades de um jornal, como letras em itálico, negrito, light, com e sem serifa, etc. Assim, é possível distribuir melhor as informações, criando uma hierarquia visual mais clara dentro de cada página. O resultado é uma estrutura mais limpa, organizada e moderna, proporcionando para o leitor uma experiência de leitura mais agradável.
  • Novas cores: uma nova paleta de cores passa a ser utilizada ao longo de toda a edição. O objetivo é valorizar e destacar informações, resumos ou citações importantes. Dessa forma, cada matéria fica mais atraente visualmente, melhorando a experiência da leitura. Essa nova paleta é totalmente derivada das cores que compõem o logotipo do grupo ND.
  • Novas vinhetas: as novas vinhetas identificam mais claramente todas as colunas e sessões do jornal. Visualmente mais fortes, claras e coloridas, destacam com intensidade o nome e a foto de cada jornalista. O objetivo, além de valorizar nossos colaboradores, é auxiliar o leitor a encontrar mais facilmente seus colunistas preferidos.
0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *