Jornalista completa 50 anos de atividades em Florianópolis

Publicado em: 03/02/2020

O jornalista Manoel Timóteo de Oliveira completou no domingo (02/02), 50 anos de atividades na imprensa de Florianópolis.

O conhecido Maneca iniciou suas atividades na Sucursal da Agência Nacional em Santa Catarina no dia 02/02/70 quando foi reaberta em Santa Catarina pelo jornalista Salim Miguel já que a instituição foi fechada em 1964, ocorrendo a transferência de Salim Miguel, para o Rio de Janeiro.

A equipe foi empossada no dia 01 de fevereiro de 1970, em ato realizado na Casa do Jornalista, na antiga sede da rua Vidal Ramos, presidido pelo diretor geral da Agência Nacional, jornalista Arnaldo Lacombe.

A equipe empossada era chefiada pelo jornalista Luiz Henrique Tancredo e contava com os profissionais Jorge Cherem, Eleazar Nascimento,Paulo Dutra, Mário Dutra, Décio Sabino, Dilmo Solon da Silveira, Vladinir Amarante e Vilmar Vaz.

Manoel Timóteo atuou em todos os setores da Agência , no jornalismo, área técnica, setor de telecomunicações, administração e durante muitos anos foi operador de som da Voz do Brasil na Capital. Participou das transformações da Agência quando se tornou EBN – Empresa Brasileira de Noticias e Radiobrás e em algumas ocasiões exerceu a Gerência da instituição em Santa Catarina.

Em sua trajetória profissional colaborou com diversos veículos como o Jornal da Semana, Rádio Guarujá, A Ponte, Revista Quem e publicações de turismo.

No jornalismo de turismo , presidiu a Abrajet – Associação Brasileira de Turismo de Santa Catarina e também integrou a diretoria nacional como diretor da Região Sul e do Mercosul. Na presidência da Abrajet, em 1998 coordenou a realização do 15º Congresso de Jornalistas de Turismo, em Florianópolis que reuniu cerca de 300 profissionais, divulgando a Capital nas mais diversas publicações da imprensa especializada do País.

No setor de eventos do turismo há mais de 30 anos participa do Festival de Turismo de Gramado, considerado um dos mais importantes eventos do Mercosul,onde recebeu o título de Amigo do Festival, pelas idealizadoras Marta Rossi e Silvia Zorzanello pela participação e apoio na divulgação desde a sua primeira edição.

Também trabalhou na assessoria de imprensa, organização de eventos e cerimonial nas diversas associações do trade turístico catarinense, e durante cinco anos atuou na Protur – Fundação Pró Turismo de Florianópolis. hoje Convention Bureau na área de promoção e divulgação com participação nos eventos nacionais e internacionais, na divulgação da Ilha de Santa Catarina, tendo recebido homenagens em outros Estados.

Nos últimos anos integra a diretoria da Associação Catarinense de Imprensa (Casa do Jornalista) como diretor de promoção e eventos e já integrou a diretoria da Federação das Associações de Imprensa.

Em maio do corrente ano quando a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis estará comemorando 105 anos o jornalista Manoel Timóteo completará 40 anos de colaborador da entidade na área de comunicação, eventos e relações públicas, cuja trajetória foi iniciada em 13 de maio de 1989 quando assumiu a presidência o empresário Lédio Martins que faleceu em acidente aviatório.

Manoel Timóteo tem grande conhecimento da história da entidade e da memória da cidade e também faz parte da bicentenária Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, onde nos últimos 15 anos fez parte da comissão organizadora e na divulgação do maior evento religioso.

Em 2003 a Associação Comercial liderada pelo empresário Armando Gonzaga iniciou um trabalho e resgate da Procissão e ganhou uma abrangência maior na divulgação na imprensa nacional, trabalho realizado por Timóteo junto a imprensa especializada de turismo .

No processo de tombamento como bem cultural e imaterial , municipal, estadual e nacional da Procissão dos Passos, Timóteo junto com os colaboradores da ACIF, teve também a sua participação.

Há 15 anos coordena e colabora com o Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa, numa parceria da Associação Catarinense de Imprensa e a Câmara Municipal de Florianópolis.

Nas diversas homenagens recebidas destaca-se da Casa do Jornalista, Medalha do Mérito do Município de Florianópolis, Amigo da Polícia Militar e Comenda Barriga Verde da Polícia Militar e Amigo da Banda de Música da Polícia Milita de Santa Catarina.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *