Jornalista lança obra inédita sobre radionovelas

Publicado em: 09/12/2008

Uma obra inédita sobre a origem das radionovelas até a sua chegada no meio radiofônico será lançada no próximo dia 17 de dezembro, em Florianópolis. “O que é Radioteatro » é de autoria do jornalista e escritor Ricardo Medeiros, com o selo da Editora Insular e com o apoio da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, Acaert.

O evento vai acontecer às 19 horas no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

Ricardo Medeiros faz uma abordagem da literatura de novelas e em seguida dos romances de folhetins, que são no século 19 o grande produto da cultura de massa e o embrião dos dramas radiofônicos.  Depois se concentra no século 20, quando as histórias impressas vão encontrar um novo endereço: o rádio.

É dada atenção às intermináveis radionovelas americanas, as soap-operas, e às radionovelas cubanas, caracterizadas por uma avalanche de dramas lacrimejantes. Este último modelo aporta no Brasil nos anos 1940 com “Em Busca da Felicidade” e se consagra com a inesquecível “Direito de Nascer”.

As ficções são patrocinadas, sobretudo, por empresas de produtos de higiene, limpeza e medicamentos, que têm como alvo conquistar a dona-de casa, que gosta de entretenimento e é o membro da família que decide o que comprar e onde comprar.  O livro não deixa de transitar pelos memoráveis seriados de aventuras « Jerônimo, o Herói do Sertão », « O Sombra » e « O Vingador », além da peça completa «A Guerra dos Mundos».

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *