José Boiteux, Nereu Ramos, Altino Flores, Aldírio Bossle
Moacir Pereira, autor de 36 livros, destaca que esse livro celebra os 80 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa. E complementa: “Comemoração que motivou novas pesquisas sobre a história do associativismo jornalístico e algumas descobertas gratificantes”. Entre essas revelações, a fundação do Clube de Imprensa, em 1908, que tem entre seus criadores José Boiteux; a atividade jornalística de Nereu Ramos no início do século passado quando jovem; a trajetória do líder, fundador e primeiro presidente da ACI, Altino Flores, em 1932; o incansável trabalho sindical de Alírio Bossle no sentido de valorizar os profissionais de imprensa.
Destaca-se na realização desta obra, o minucioso trabalho de investigação e pesquisa realizado nos jornais da época.
Moacir Pereira foi um dos fundadores e professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Jornalista e escritor. Cronista político da Rede Brasil Sul de Comunicações – RBS. Membro da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e a Associação Catarinense de Imprensa – ACI.
O lançamento está marcado para esta terça-feira, 9/4, às 19 horas no Centro de Exposições Edmundo Dowbrava/Centro de Eventos Cau Hansen, em Joinville, SC.
@/EditoraInsular | facebook.com/EditoraInsular
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!