‘La Chorona’, de repente na Felipe Schmidt

Publicado em: 22/11/2012

Audioteca | Reportagem de rua

A cidade de Florianópolis, implantada na Ilha de Santa Catarina que por sua vez navega pelas cálidas correntes marinhas do Atlântico Sul é generosa e atraente. Encantados sonhadores chegam de todos os lados e por todos os meios, trazidos pelo irresistível apelo que transborda de sua paisagem inigualável. Cigano errante que outrora fui, aqui aportei e por paixão em seus braços permaneço. Atento às novidades da nossa rua central, fui atraído pelas notas de um chorinho que soava aos meus ouvidos com especial encanto. Era “Um Conjunto Regional” como chamamos aqui. Um quarteto, ao vivo tocando um dos ritmos mais antigos da música popular brasileira. Seduzido, liguei a gravadora do smartphone, fiz sinal pedindo licença e comecei a gravar. Terminada música puxei conversa que apresento a seguir.

O quarteto é composto pelos uruguaios Santiago Silvera (cavaquinho e bandolim); Gonzalo Perera (violão); Martin Perez, (sax-soprano) e Nacho Delgado (pandeiro). Eles têm dois CDs gravados. O primeiro, que se chama ‘La Chorona’ – mulher que chora – contém oito sucessos da MPB e dois do repertório uruguaio: Caminhando, de Nelson Cavaquinho; Receita de samba, Santa Morena e Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim; La Rita, de Santiago Silvera; Naquele Tempo de Pixinguinha; Feitiço da Vila, de Noel Rosa; Promessas de Santiago Silvera; e Pedacinhos do Céu de Waldir Azevedo.

O grupo é oriundo de Montevideo e reside em Florianópolis há dois anos. A música que finaliza a matéria é o chorinho de Waldir Azevedo Pedacinhos do Céu, décima faixa do CD La Chrona.

Contato: 098252953 (Uruguai) e 48 9157 2574 (Brasil).

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *