Lançada em Paris a Biblioteca Digital Mundial

Publicado em: 23/04/2009

Desde terça-feira, 21/4/2009, internautas de todo o mundo têm acesso gratuito a conteúdos das principais bibliotecas e arquivos do mundo. 

Foi lançada na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial, uma iniciativa da Organização e mais 32 instituições parceiras que oferece na internet, gratuitamente, acesso a materiais culturais únicos de bibliotecas e arquivos de todo o mundo. A página da web inclui manuscritos, mapas, livros, impressões, fotografias, filmes e gravações raras.

Além de promover o entendimento internacional, a Biblioteca tem o objetivo de ampliar o volume e a variedade do conteúdo cultural na internet, de fornecer recursos a educadores, acadêmicos e público em geral e de reduzir a divisão digital entre os países por meio da capacitação em países parceiros.

A página funciona em árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol, com conteúdo em vários outros idiomas e ferramentas de busca que permitem pesquisas por lugar, período e outros itens. Descrições e vídeos elaborados por curadores especializados contextualizam cada material exposto com o objetivo de gerar interesse dos usuários e incentivar estudantes e público em geral a conhecerem mais sobre o patrimônio cultural de diferentes países.

O acervo exibido na Biblioteca Digital Mundial inclui imagens de ossos de oráculos e epitáfios chineses; manuscritos científicos árabes; fotos históricas da América Latina; o Hyakumanto Darani, publicação japonesa do ano 764; a famosa Bíblia do Demônio, do século XIII; e trabalhos de caligrafia árabe, persa e turca. A BDM contou com a assistência técnica da Biblioteca Alexandrina de Alexandria, no Egito, e a contribuição, por meio de conteúdos e expertise, de bibliotecas nacionais e instituições culturais e educacionais do Brasil, Egito, China, França, Iraque, Japão, Mali, México, Federação Russa, Arábia Saudita, Sérvia, Suécia, Uganda e EUA, entre outros países.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *