LIVRO CAROS OUVINTES É TRANSCRITO EM BRAILLE

Publicado em: 10/10/2006

O Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (CAP), ligado à Secretaria Municipal de Educação, editou em Braille o livro “Caros Ouvintes”, de autoria de Ricardo Medeiros e Antunes Severo. Esta é a única obra sobre o rádio em Florianópolis transcrita para os portadores de necessidades especiais.
Da Redação

Conforme a coordenadora do CAP, Rosali Maria de Souza Silva, a atividade durou cerca de 20 dias, sendo que o livro foi dividido em quatro partes, totalizando 211 páginas. Com o objetivo de facilitar o manuseio do material, todo trabalho seguiu as Normas Nacionais de Braille que não permitem que cada volume tenha mais de 80 páginas.

A professora Rosali salienta que todo deficiente visual, assim como escolas, universidades e entidades da Grande Florianópolis, podem fazer o pedido de um exemplar da obra. “É só entrar em contato conosco que estaremos ofertando gratuitamente o livro para os interessados”, destaca. Quem quiser adquirir um exemplar pode entrar em contato com o CAP através do telefone 48 2106-5902 ou pelo e-mail: [email protected].
Inicialmente foram impressos quatro livros. Um deles ficará no CAP e outro terá como destino a Associação Catarinense para Integração do Cego, ACIC, que possui 600 associados. Uma publicação será encaminhada para a Biblioteca Municipal Barreiros Filho e a quarta foi doada para os autores do livro.
Para Antunes Severo, a idéia era de dar um objetivo social à obra e segundo ele isto foi possível com a parceria do CAP. “Desta forma, os cegos e os portadores de baixa visão poderão ter acesso ao mundo do rádio e suas peculiaridades. Saberão também quem foram os principais personagens deste meio de comunicação, bem como entrarão em contato com a história da cidade”, observa.


Ricardo Medeiros e a professora Rosali, coordenadora do CAP.

Num primeiro momento, o intuito dos autores Ricardo Medeiros e Antunes Severo era de se escrever um livro que se restringisse aos 60 anos do rádio em Florianópolis. Isto é, de 1943, quando surge a pioneira Rádio Guarujá, a 2003. Posteriormente, os autores decidiram estender a pesquisa até o ano de 2004, incluindo as novas emissoras que aparecerem no cenário da Grande Florianópolis e de contemplar a mudança de programação de algumas delas. Caros Ouvintes se concentra nas estações de rádio comerciais, que são a maioria, e na única representante das rádios educativas na região: a Rádio Udesc FM.

O Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento a pessoas com Deficiência Visual foi criado no município de Florianópolis no final de 2003. Atualmente o setor conta com 100 títulos de livros didáticos em Braille, como “Vivência e Construção” (Geografia para quarta série), “Novo Matemática Pode Contar Comigo” (quinta série) e “Física e Química” (oitava série). O CAP possui também 58 obras literárias, onde estão “Não Confunda” (Eva Furnari), “O Casamento da Bruxa Onilda” (E. Larreula e R. Capdevila), “A Chuva” (Mary França ) e “O Patinho Feio” (adaptação Mary França).
Além deste acervo, o CAP conta com doações do Instituto Benjamin Constant, do Rio de Janeiro, e da Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo. Esta última entidade já enviou também para Florianópolis 25 livros falados. O “Código da Vinci” (Dan Brown), “Memória de uma Gueixa” (Arthur Goldn) e “O Alquimista” (Paulo Coelho) podem ser encontrados no setor. Eles estão disponíveis em CD, bem como a Revista Veja.
A Coordenadora Rosali Maria de Souza observa que para o ano 2007 o CAP deve começar a produzir material em CD também. Para isso, o Consultor José Carlos, do Centro de Educação de Jovens e Adultos do Estado, irá ministrar um curso para os funcionários do setor. Desta forma, no ano que vem o CAP estará trabalhando com o programa DOSVOX que permite a transformação de texto em áudio. O CAP está localizado à Rua Ferreira Lima, 82, junto ao Centro de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *