Luiz Renato Ribas, memória e história do rádio paranaense
Luiz Renato Ribas, realizador de um trabalho admirável no resgate da memória da radiofonia paranaense.
Dentre tantas realizações que assinalam a constante atividade de Luiz Renato Ribas Silva, vale destacar a pesquisa da Memória Paranaense por ele iniciada em 2005. É um trabalho de imensurável valor, resgatando e produzindo em audiovisual, depoimentos e obras daqueles que fizeram e fazem a nossa história. Esse precioso acervo foi doado ao Instituto Cultural Cinevideo1, do qual Ribas é presidente. É um número enorme de depoimentos com pessoas do comércio, da indústria, das ciências, das artes e, dentre as entrevistas efetuadas, grande parte é de profissionais do Rádio e da Televisão do Paraná. Nessa realização Ribas conta com a participação do veterano Renato Mazânek, outro abnegado defensor de nossa história.
Esse dignificante e exaustivo trabalho ouvindo os radialista para salvar a memória do nosso Rádio, construindo, as suas expensas, um acervo de inestimável valor, tornam Renato Ribas merecedor da nossa gratidão de radialistas e paranaenses, incluindo-o, com admiração e respeito, nesta nossa Galeria. O que ele está fazendo não o faz para si, mas para o nosso povo.
Luiz Renato nasceu em Ponta Grossa em 1933. Filho do comerciante Domingos e de sua esposa dona Antônia, mãe espírita, ele nos conta que deveria ser Xavier da Silva, mas aos dezoito anos descobriu que fora registrado Ribas Silva.
O próprio Ribas, que se define como Pontagrossense de nascimento, paulista na adolescência e curitibano por vocação, completou o científico no Colégio Estadual do Paraná, formando-se advogado pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1962.
A vida profissional de Ribas começou pelo turfe, como editor de uma revista, depois como narrador de corridas de cavalos pelas Rádios Marumby, Guairacá e Colombo. Em seguida atuou nos jornais A Tarde, O Dia e foi, como jornalista, um dos fundadores do Diário do Paraná. Produziu e apresentou programas de televisão.
Em 1961 foi o editor-proprietário da revista TV Programas que chegou à tiragem de 23.000 exemplares (dos quais 18.000 eram para assinantes pagos e 5.000 destinados à venda nas bancas). Fundou, em 1972, a empresa gráfica Digital, em 1973 a revista Guiatur, em 1974 a Directa, culminando com a criação, em 1980, da Associação Tape Clube do Paraná, depois Disk Tape e Video1.
Em 1993 Luiz Renato Ribas lançou em Curitiba a primeira agência de apostas de turfe, via satélite, do Paraná – a Cavalus.
Foi funcionário da Receita Federal de 1954 a 1972. Em 1973 ingressou no Rotary Clube de Curitiba oeste, presidindo a entidade no biênio 1982-1983. Graduou-se no CPOR como oficial da reserva.
Em 1958 Ribas casou com Regina Pinheiro Machado e o casal tem dois filhos (Luciana e Luiz Fernando), dois netos (Alexandre e Renata) e uma bisneta (Yasmim).
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!