Mais educação

Publicado em: 28/02/2013

Milton – Ethevaldo, você prometeu comentar as tendências tecnológicas na área de educação para os próximos anos.
Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Ethevaldo – Vamos lá, Milton. Falamos ontem da primeira parte do Relatório Horizon sobre os cursos online de massa e da computação em tablets. Hoje vamos começar pelas tendências para um horizonte de dois a três anos: é a explosão dos jogos e entretenimentos via internet, dos games e do processo de gamificação.
Explico o que é gamificação (tradução do inglês gamification) é a integração dos elementos dos jogos, da mecânica, de suas estruturas em situações e cenários de jogos e outros divertimentos, no ambiente da internet. Um bom exemplo desse tipo de inovação é a Open Orchestra (McGill University, Canadá), uma espécie de karaokê orquestral em que podemos tocar um instrumento com acompanhamento de uma orquestra sinfônica. A segunda tendência, para o horizonte de dois a três anos, é a análise da aprendizagem (ou do ensino), que seria uma espécie de Big Data aplicado à educação.

Milton – E como serão as duas últimas tendências?
Ethevaldo – Para um horizonte de quatro a cinco anos, teremos duas grandes tendências. Impressão 3D é uma técnica revolucionária de fabricação que torna viável a produção de peças, objetos e dispositivos complexos com alta precisão, como em joalheria, projetos de arquitetura, design de produtos, projetos, peças automotivas aerospaciais e até calçados. Impressão 3D, também chamada de prototipagem rápida, é o processo de fabricação por adição de material, em que sucessivas camadas de material formam um modelo tridimensional controlado por computador.

Tecnologia vestível é computação com dispositivos embutidos em roupa, capacetes, sapatos, óculos, relógios, dispositivos implantados em órgãos do corpo humano, na pele ou no cérebro.

Milton – Ethevaldo, amanhã é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Qual será o seu tema?
Ethevaldo – Meu tema será o futuro da internet em 2025.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *