Mais inclusão

Publicado em: 09/05/2013

Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira

Milton – Ethevaldo, você prometeu continuar a análise do último relatório da UIT, a União Internacional de Telecomunicações, sobre inclusão digital no mundo.

Ethevaldo – Vamos começar pelos cinco países mais pobres do ponto de vista dos serviços digitais e das tecnologias da informação e da comunicação. Segundo o relatório, numa relação de 155 países, os que apresentam os menores índices IDI do mundo são cinco países africanos: Etiópia, Burkina Fasso, Eritreia, República Centro-Africana, Chad e Níger.

Milton – E qual é o serviço mais popular em todo o mundo?

Ethevaldo – É, de longe, a telefonia móvel, Milton. O mundo fechou o ano de 2012 com quase 6,5 bilhões de celulares em serviço. E o continente em que o celular cresce com maior velocidade é a África.

Milton – E qual é a situação da banda larga no mundo?

Ethevaldo – O país com a melhor banda larga é a Coreia do Sul, com a média de 50 Mbps. Os países desenvolvidos têm, em geral, banda larga na faixa dos 15 a 20 Mbps. Nos países emergentes, a velocidade média da banda larga está abaixo de 2 Mbps.

Milton – E quanto ao futuro, quais são as perspectivas da inclusão digital?

Ethevaldo – As perspectivas para 2015 são de um crescimento muito mais acelerado do que tivemos na última década, Milton.

Milton – Ethevaldo, amanhã é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Qual será o seu tema?

Ethevaldo – Vou falar sobre as viagens aéreas e os aeroportos do futuro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *