Mais inclusão
Rádio CBN Brasil | MUNDO DIGITAL, com Ethevaldo Siqueira
Milton – Ethevaldo, você prometeu continuar a análise do último relatório da UIT, a União Internacional de Telecomunicações, sobre inclusão digital no mundo.
Ethevaldo – Vamos começar pelos cinco países mais pobres do ponto de vista dos serviços digitais e das tecnologias da informação e da comunicação. Segundo o relatório, numa relação de 155 países, os que apresentam os menores índices IDI do mundo são cinco países africanos: Etiópia, Burkina Fasso, Eritreia, República Centro-Africana, Chad e Níger.
Milton – E qual é o serviço mais popular em todo o mundo?
Ethevaldo – É, de longe, a telefonia móvel, Milton. O mundo fechou o ano de 2012 com quase 6,5 bilhões de celulares em serviço. E o continente em que o celular cresce com maior velocidade é a África.
Milton – E qual é a situação da banda larga no mundo?
Ethevaldo – O país com a melhor banda larga é a Coreia do Sul, com a média de 50 Mbps. Os países desenvolvidos têm, em geral, banda larga na faixa dos 15 a 20 Mbps. Nos países emergentes, a velocidade média da banda larga está abaixo de 2 Mbps.
Milton – E quanto ao futuro, quais são as perspectivas da inclusão digital?
Ethevaldo – As perspectivas para 2015 são de um crescimento muito mais acelerado do que tivemos na última década, Milton.
Milton – Ethevaldo, amanhã é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Qual será o seu tema?
Ethevaldo – Vou falar sobre as viagens aéreas e os aeroportos do futuro.
Escritor, consultor e jornalista especializado em novas tecnologias. É colaborador da revista Época e comentarista da Rádio CBN. Ethevaldo cobre o setor tecnológico ligado à comunicação há mais de 40 anos entrevistando cientistas, participando de congressos internacionais e visitando exposições, laboratórios e universidades.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!