Marco Vasques: toda grande arte vai além de questões morais
A afirmação é do poeta, contista, crítico de teatro e literatura Marco Vasques autor do livro que completa a chamada trilogia das ruínas.
“Eu como escritor, prefiro que a minha obra fale por mim”. A frase, pronunciada por Marco Vasques, ao ser anunciada sua palavra no lançamento do livro anatomia da pedra & tsunamis, reflete o estilo enxuto do autor pensar e escrever.
“Como se posicionar diante de Anatomia da Pedra & Tsunamis, este canto compacto, sólido, que se estende por 30 poemas que nasceram a partir da reverberação de uma tragédia: o terremoto que ocorreu no Haiti, em 2010?”, pergunta o também poeta e crítico de teatro Rubens da Cunha no prefácio do livro lançado nesta noite de quinta-feira, 15/5, na Fundação Badesc, em Florianópolis.
Precederam o livro que acaba de ser lançado: Elegias Urbanas (2005, Editora Bem-te-vi) e Flauta sem boca, 2010, Letras Contemporâneas).
Acrescenta Rubens: “Os três livros se conectam e dialogam sobre e a partir da luta do poeta contra o estado de pedra, de aço e de metal em que a vida humana se encerrou”.
Marco Vasques é cronista semanal e crítico teatral do Jornal Notícias do Dia. Já foi colaborador dos jornais A Notícia, Diário Catarinense e Rascunho, entre outros. É editor da revista Osíris Literatura e Arte ao lado do poeta Rubens da Cunha. É, também, editor do Suplemento Cultural Santa Catarina [ô catarina], da Fundação Catarinense de Cultura.
Anatomia da pedra tem prefácio de Rubens da Cunha, ilustrações de Carol Silva, produção e execução de Amanda Corrêa da Silva, capa, projeto gráfico e diagramação de Moysés Lavagnoli, e revisão de Amanda Corrêa da Silva e Denize Gonzaga. Editora Redoma, 2014. Contato: [email protected]
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!