Mário Medaglia, sempre tive na cabeça a ideia de ser jornalista
Falando ao Ponto de Encontro esta semana, o jornalista Mário Medaglia fez retrospectiva de sua carreira e dos recentes 40 anos do jornalismo na Região Sul.
Mário começa avaliando que sua carreira – que foi assumida a duras penas porque o pai não aprovava sua decisão – se embasa em três escolas: no Curso de Jornalismo da PUC de Porto Alegre, onde se graduou; na implantação do Jornal de Santa Catarina em Blumenau – onde fez de tudo na redação e até no empacotamento do jornal; e no tempo em que o jornal O ESTADO passou a ser impresso em Offset.
Pragmático e observador crítico não se conforma com o grau de superficialidade que predomina no cotidiano da grande maioria dos veículos de comunicação. A começar, diz ele pela televisão, seguida do rádio e da mídia impressa.
Aposentado, integra atualmente o Conselho Estadual de Esportes de Santa Catarina.
Nosso encontro foi na tarde da quinta-feira, 18/9 entre duas e três horas da tarde, na cafeteria da Livraria Catarinense da rua Felipe Schmidt, em Florianópolis. A gravação tem como background o ruído ambiente da cafeteria acrescido pelo barulho complementar dos operários que estavam fazendo a manutenção do sistema elétrico da casa. O podcast tem 45 minutos e 56 segundos e contém muita vitamina para estudantes de jornalismo, profissionais do mercado e empresários da comunicação. Boa audição.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!