Mario Motta: o Senhor Responsabilidade Social do Rádio de Florianópolis
Não me agrada fazer lista dos melhores profissionais de uma determinada área da comunicação. O radio é feito com materiais tão individuais, tão íntimos, que essas listas de melhores que envolvem comparações acabam sendo sempre simplificações arbitrárias.
Mas, pretendo abrir uma exceção: Mário Motta. Ele, pelo seu trabalho primoroso na Rádio CBN Diário, na minha visão, faz jus ao título que inventei de Senhor Responsabilidade Social do Rádio de Florianópolis.
Mário Motta, o Marinho ou Motinha para os muitos amigos e familiares, nasceu em 1952 em Santo André, São Paulo.
Dedicou mais de 40 anos ao Rádio e está em Santa Catarina há 32 anos, mais da metade de sua vida. Mário Motta tem a comunicação no sangue. Passou a infância e adolescência viajando pelo Estado de São Paulo no Circo-Teatro de seus pais que formavam a dupla sertaneja Motinha e Nhá Fia. Mário Motta, vejam só, chegou a ser até palhaço de circo.
Começou como locutor na Rádio Piratininga de Tupã, interior de SP em 1965. Sua “cidade-natal” em Santa Catarina é Lages, onde chegou em 1975 em busca de novas oportunidades profissionais e acabou ficando, tendo trabalhado na Rádio Princesa, na Rádio Clube e na TV Planalto onde praticamente fez de tudo.
Mas Mário Motta tem outra faceta profissional além da comunicação: fez seis cursos técnicos na área de Educação Física, tendo exercido, paralelamente às suas atividades de radialista, a profissão de professor de educação física. Com registro no MEC e pós-graduação em Educação Física Infantil.
Em meados da década de oitenta ele se transfere para Florianópolis, onde sua carreira de comunicador no Rádio e na Televisão deslancharia e atingiria o auge nos anos noventa. Como ele próprio diz em uma entrevista dada à estudante da Unisul Gisela Machado para o site Caros Ouvintes: ”o destino queria me trazer pra Florianópolis”. Aqui ele se tornaria um profissional querido pela Comunidade e de reconhecimento unânime através de seu trabalho como âncora de TV do Jornal do Almoço da RBS, ao qual está ligado a vinte anos e, destaque-se, o trabalho de âncora do programa diário Notícias da Manhã na Rádio CBN Diário.
Quem ouve Mário Motta habitualmente, percebe que ele representa o que há de melhor no Rádio de Florianópolis no que se refere à defesa dos interesses da comunidade, das pessoas de todas as classes sociais. Ele é, de fato, a voz da Responsabilidade Social do Rádio. Com ele o Rádio assume na plenitude que é uma concessão pública e deve trabalhar pelos interesses da comunidade.
Mário Motta fala com a mesma clareza e conhecimento de causa sobre, por exemplo, a corrupção de políticos, funcionários públicos e empresários envolvidos na Operação Moeda Verde como sobre o problema da falta de vagas em hospitais públicos, algo que penaliza cruelmente os mais pobres.
{moscomment}
Publicitário, nasceu em São Paulo e veio para Santa Catarina no final da década de 1970 para implantar e gerenciar o setor de comunicação e marketing da Cia Hering de Blumenau. Chico Socorro é consultor independente de comunicação e marketing para as áreas de licitações públicas e prospecção de novos negócios.
Por saber da afinidade que Mario Motta tem com as questões sociais,e entendendo que o3º setor recisa se profissionalizar para se fortalecer, é que venho trazer a informação de que no próximo dia 02 de março, no auditório da OAB/SC, contando com o apio da Comissão de Assistência Social da OAB/SC, às 19:30h., o especialista em 3º Setor, conhecido nacionalmente, e vindo do Rio de Janeiro, estará ministrando uma palestra sobre “Planejamento e Gerenciamento”, assunto de grande importância para as organizações do 3º Setor. O investimento para particiapação são 4 litros de leite (caixa) ou 3 latas de leite condensado, e a entidade beneficiada com esses donativos angariados será a APAE de Florianópolis.
O número de vagas é limitada, por isso é preciso inscrever-se através do e-mail: [email protected]
Maiores inforaçõespelo fone: (48) 3334-1535, ou (48) 8423-9346
Bom dia. Gostaria de passar informações ao Mario Motta, das condições das enchentes no Alto Vale do Itajai. Ontem de noite conversei com o meu Irmão “Moacir Valle” que mora em Laurentino. A situação continua caotica. Não receberam nenhum tipo de ajuda, solicitaram material de limpeza e ainda não tinham sido atendidos. O pessoal não só de Laurentino, mas de toda a região, com exessão de Rio do Sul, que está sendo atendido. Nenhum Helicóptero teria chegado a estes municipios. E para piorar a situação continuam sem agua, porque houve rompirmento em uma adutora em Rio do Sul e não foi consertada. O pessoal está desesperado. Pedindo pelo amor de Deus que alguém olhe para estes municipios menores. Só olham e falam em Rio do Sul e Blumenau. O pessoal não tem noção do que se passa nestas localidades. Eu há vivenciei enchentes em Laurentino, nas decadas de 70 e 80. Não tem nada pior que isto. Impossibilidade total de tomar qualquer providencia, apenas com recursos próprios. Peço encarecidamente que o Sr. Mario Motta divulgue estas informações p/ que os orgãos competentes tomem providenciais de fato e não fiquem apenas aparecendo e sendo ouvidos nas tv’s e radios dando entrevistas. É muito preocupante mesmo.
Att.: Tarcísio Valle. meus fones de contato: (48) 3234-3921 / 3025-6476 / 8419-7427.
Desde já agradeço o que vc. puder fazer.
Marinho, você não se lembra de mim, mas eu estava com vc, seu pai e sua mãe, minha grande amiga Nair (Nhá Fia) qusndo o Watson Macedo e a Eliana (a grande estrela de cinema da época) o convidaram para participar do filme Maria 38. O circo de seus pais estava armado na praça de Araçatuba, cidade onde eu era locutora da Rádio Cultura. Nessa emisssora era feito o Show do Circo e vc, claro, era o artista principal, com sua pouca idade e seu acordeon. Vi no programa do Ratinho, no SBT, um acordionista chamado Marinho…Achei que poderia ser vc. Fui para o Google, e o encontro 53 anos depois. Estou muito feliz. Saudade imensa de vc e de toda a sua família. Abraço forte. Oneide
MÁRIO MOTTA ,O”INDIVIDUAL COLETIVO”,OU,O “PALHAÇO DOS SETE PICADEIROS”
peguemos um cristal lapidado, em bilhões de facetas ,e ,lá encontraremos um autêntico “MM”.Na Cadeira de Didática,existe como se fora uma advertência:O PROFESSOR APRENDE MAIS COM SEUS ALUNOS,E É ELE,A SINTESE DO EDUCADOR COMPLETO.Não tive o raro privilégio de um contato pessoal.Melhor para ele…Porém,ve-lo e ouvilo diuturnamente,nos veículos de comunicação,é sentir o quanto vale ,o profissional que trabalha de corpo e alma….Por certo,sou mais idoso que ele ,e, por certo,quando ele viveu seus tempos de escoteiro,MM-MEU MENINO recriou as obras de Rudyard Kipling, ou,era ele próprio, algum daqueles personagens meio animal virtuoso/menino talentoso e humano…Mário Motta,quando desempenha sua missão diária,não está trabalhando tão sómente…É a recriação dos clássicos…Por isso a analogia do mineral translúcido,em bilhões de perspectivas…Mário Motta é um dos raros Cidadãos do Mundo…Cada passo que dá na vida,é uma reedição dos inúmeros picadeiros da ficção humana….