Marlene Dietrich canta Luar do Sertão…

Publicado em: 16/02/2009

A atriz alemã Marlene Dietrich, Símbolo Cultural do Século XX, esteve no Brasil em 1959 e cantou Luar do Sertão, em português.

O registro é de Ito Carvalho na mensagem audiovisual que circula na rede e que foi capturada pela colega Lenita Cauduro, a quem agradecemos.

Talentosa, inteligente e belíssima, a diva Marlene Dietrich, seria a garota propaganda dos sonhos da Alemanha nazista. A estrela, no entanto, fugiu do papel: apesar das ofertas milionárias de Josef Goebbels para estrelar os filmes de propaganda do Reich, Marlene permaneceu nos Estados Unidos (onde residiu até falecer em 1992). Crítica ferrenha de Hitler, a cantora e atriz, protagonista de Marrocos, A Pecadora e O Anjo Azul, foi além: se tornou oficialmente cidadã americana e decidiu ajudar nos esforços para a derrota dos nazistas.

A apresentação da atriz e cantora foi no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, quando ao final do espetáculo interpretou Luar do Sertão, a imortal toada com letra de Catulo da Paixão Cearense sobre melodia de João Pernambuco.

Fonte: Ito Carvalho | [email protected]

1 responder
  1. Anderson Silva says:

    Obrigado ao Ito pela divulgação que propicia o conhecimento. Além da sua arte, Marlene lutou contra o nazismo da forma que podia fazer; com o que tinha para oferecer. Muitos alemães lutaram e perderam suas vidas; preferiram lutar do que aliar-se aos que escreveram uma das páginas mais inglórias da história da humanidade. A história, a arte e a voz de Marlene Dietrich e o áudio relembrando Catulo e João Pernambuco são um alento nos dias de hoje, tão marcados pela ausência da nobreza da natureza humana.

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *