Maury Dal Grande Borges vem aí…

Publicado em: 31/03/2013

Antunes Severo

Ano que vem, 2014, o jornalista, pesquisador e escritor Maury Dal Grande Borges completa 60 anos de estrada e pretende comemorar com o lançamento do seu quarto livro. Os três primeiros foram lançados, em 1996 – 85 anos de bola; em 2002 – Remando nas águas da história e em 2007 – Futsal em traje de gala. Tema do próximo livro? Os primeiros 100 anos do futebol em Santa Catarina. O esporte, as peladas de rua, os treinos de vôlei e basquete na escola, o futebol de salão, o remo e o futebol de campo desde muito dominaram suas preferências de lazer.

Em 1954, aos 19 anos, o garoto que vibrava com o esporte desde a infância, encontra sua primeira oportunidade para iniciar a carreira jornalística: foi convidado pelo editor do jornal O Estado, Pedro Paulo Machado, para fazer a cobertura das atividades dos esportes amadores na Capital. O remo reinava nas águas da baía Sul e repercutia no Brasil e na América Latina graças a participação de catarinenses na Seleção Brasileira. Os demais esportes – vôlei, basquete e futsal –eram  estimulados pelos principais clubes da cidade – Doze de Agosto e Lira Tênis Clube – e por empresas privadas e do governo.

Ainda na década de 1950 o novo repórter estendia o seu trabalho aos microfones das rádios Guarujá e Diário da Manhã e subia no pódio dos editores integrando a equipe de esportes do jornal A Gazeta, principal concorrente de O Estado.

Trabalhador incansável, logo percebeu que já na aquela época pouco ou quase nada se sabia da histórias dos principais clubes da Cidade e do Estado, resolve contar a história do Avaí FC em episódios diários no jornal A Gazeta, a partir de 1964.

O primeiro livro, com o histórico dos clubes, dirigentes e dos jogadores foi 85 anos de bola, uma odisseia que lhe tomou seis anos de pesquisa, a maioria dos quais passou enclausurado na Biblioteca Pública do Estado conferindo o que a imprensa havia publicado e reunindo dados de documentos oficiais.

Depois veio, na virada do milênio, Remando nas águas da história – as heroicas conquistas do remo de Santa Catarina [1861 – 2002).

Sua mais recente publicação em Edição Especial – Futsal em traje de Gala – histórico da Federação Catarinense de Futebol de Salão (50 anos 1957 – 2007), terá mais quatro matérias nas próximas edições de domingo, dias sete, 14, 21 e 28 de abril. No podcast, trecho de nosso reencontro. A entrevista completa será publicada proxinmamente.

2 respostas
  1. Túlio Nahas Claumann says:

    onde encontro o livro dos 50 anos da federação de futsl?

    obrigado.

  2. Antunes Severo says:

    Caro Túlio,
    o Maury nos autorizou divulgar o número do telefone. Liga pra ele: 48 3244 0706. O livro está esgotado nas livrarias, mas ele ainda tem alguns exemplares.

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *