Memórias do Rádio – 02

Publicado em: 24/06/2007

O programa Palhinha Filmando a Rodada
Era antes da segunda sessão do cinema, lá em Atibaia. Década de 50, 60. Das 8h às 8h30  da  noite. Época sem as imagens das TV. Só as vozes do narrador, dos repórteres de campo (irradiavam os escanteios), do comentarista.
Por João Chamadoira

Alguém se lembra, pertenceu à geração do Pedro Luiz (narrador), do Mário Morais (comentarista), Otávio Muniz, Salem Júnior, Aníbal Fonseca, Antônio Euclides…? E o som da torcida…
Pois é… O jogo principal da rodada, geralmente no Pacaembu. Não havia ainda o Morumbi.
E a gente vibrava com a gravação  dos principais lances no programa apresentado então pelo Estêvão Burroughs Sangirardi. O homem que criou o humor nas transmissões esportivas; que lançou o Show de Rádio, com  Serginho Leite, o Escova…
E o Sangirardi fazendo suspense…
“Eram 15 minutos do segundo tempo. O Corinthians atacava. Cláudio e Luizinho faziam misérias, ali pela  ponta e meia direita e cruzavam para Baltazar, o “Cabecinha de ouro”. Uma cabeçada, a bola foi na trave… A torcida incentivava até que…”
Bom, e aí vinha a gravação do gol.
Narrado o gol, a frase famosa do Sangirardi: “Baltazar, mercadoria corinthiana nas redes palmeirenses” .
As narrações na voz inconfundível do saudoso Pedro Luiz. Quem ouvir a gravação do jogo Brasil x Uruguai, em 16 de julho de 1950, vai ouvir, conhecer ou lembrar-se de sua voz.
Hoje seu filho (ou neto?) solta a voz pela Gazeta –  Pedro Luiz também.
Esse programa, Palhinha Filmando a Rodada, foi o pontapé inicial dos famosos “Lances principais” que os programas de  esportes da televisão apresentam hoje nas noites de domingo.
E no fim do programa, o Sangirardi:
“E, num oferecimento de Palhinha, o conhaque das multidões, a Rádio Panamericana, a emissora dos esportes,  apresentou PALHINHA FILMANDO A RODADA.
Um programa Estêvão Burrough Sangirardi, para o Rádio”

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *