MOMENTO POMERANO ESTÁ NO AR

Publicado em: 17/04/2007

Assim que li a matéria, decidi que o caro ouvinte deveria saber do que se trata. Afinal, a idéia é muito interessante. Em Vila Pavão, município da região Noroeste do Espírito Santo, a única rádio local, a Comunitária FM veicula diariamente das 7h às 8h, um programa exclusivamente relacionado à cultura pomerana.
Por Fernando Góes

Até aqui tudo bem. Aliás, mais ou menos. O caro ouvinte já ouviu falar dos pomeranos?
Continue a leitura que daqui a pouco você os conhecerá. O lance inusitado da idéia é que o programa é apresentado na língua pomerana, falada por 40% da população de Vila Pavão que se assemelha ao alemão. No Espírito Santo, cinco municípios foram colonizados pelos pomeranos que vieram da Pomerânia no final do século XIX, uma das 36 províncias da Confederação Germânica que depois passou a ser a Alemanha.
Hoje 70% do território da antiga Pomerânia pertence à Polônia. Além de informações sobre a cultura pomerana, “causos”, músicas e piadas, os classificados também fazem parte do repertório do programa.
A idéia merece a repercussão que está alcançando entre o público pomerano, porque além de salvar a cultura pomerana, conquista a atenção e o coração dos pomeranos.
Muitos são arredios, desconfiados e só falam entre si. Mais uma vez, o rádio cumpre com a sua função: aproxima, envolve, cativa e diverte.
Afinal, duvido que nem mesmo o mais sisudo dos pomeranos não ria de uma piadinha em pomerano.
Parabéns aos primos, Jonaci Boning e Paulo Boning pela iniciativa. Além de produzirem, apresentam o “Momento Pomerano”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *