Morre fotógrafo que ‘apresentou’ a neve de São Joaquim ao país
Totó Godoy fez história: na década de 1960, com sua primeira câmera, registrou e mandou foto da neve para a revista O Cruzeiro.
Morreu em São Joaquim nesta terça-feira, 8/11, o fotógrafo Antônio Bonjuane Godoy, o Totó Godoy, 88 anos, “o homem que mostrou a neve de São Joaquim ao Brasil”. Foi na década de 1960, quando ele, com sua Roleyflex, produziu uma imagem clássica, com densa camada de neve no entorno da Igreja Matriz. A foto ganhou as páginas de O Cruzeiro, uma das mais importantes revistas jornalísticas do país daqueles tempos, com matéria escrita pelo repórter Rogério Martorano, joaquinense que mora há muitos anos em Florianópolis. Até aquela época São Joaquim era apenas um ponto perdido no mapa do Brasil, com acessos precários e quase nenhum movimento de turistas, apenas caixeiros-viajantes ou aventureiros.
Muito querido por todos, Totó tinha prazer em apresentar a cidade aos turistas, não só nos períodos de ocorrência da neve. A imagem reproduzida acima é do fenômeno registrado em junho de 1983, que emplacou em grande parte da mídia nacional. [Com informações do São Joaquim On-Line, portal local de notícias].
(Por Carlos Damião 08
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!