Na Trilha da História relata combate às doenças infecciosas no Brasil

Publicado em: 04/05/2020

Na Trilha da História desta semana traça um paralelo entre a crise atual provocada pelo coronavírus e o passado recente do Brasil.

Durante o século XX, quais outras doenças infecciosas impactaram o país? Quem esclarece esta questão é a médica e historiadora Dilene Raimundo do Nascimento, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz.

O programa ainda traz uma homenagem ao compositor Noel Rosa, que morreu há exatos 83 anos, de tuberculose, uma das doenças discutidas neste episódio.

A pesquisadora detalhou como o Brasil lidou, no início do século XX, com o avanço da febre amarela, da varíola e da peste bubônica. As ações propostas pelo governo do presidente Rodrigues Alves, em 1904, culminaram na chamada “Revolta da Vacina”. Ela lembrou também que, alguns anos mais tarde, em 1918, o vírus da gripe espanhola entrou sorrateiramente pelos portos do país. Hospitais entraram em colapso e cadáveres acumularam-se nas ruas. Esta foi a mais emblemática crise provocada por um microrganismo no século XX, mas outras doenças infecciosas assustaram as autoridades públicas e a população. Durante a entrevista, a historiadora deu o exemplo da tuberculose e da poliomielite.

Trilha Sonora

Todas as músicas deste episódio foram compostas por Noel Rosa, que morreu em 4 de maio de 1937, há exatos 83 anos. Ele tinha 26 anos de idade e sofria de tuberculose. A pesquisadora Dilene Raimundo do Nascimento esclareceu, durante a entrevista, como o estilo boêmio do sambista contribuiu para o agravamento da doença. O destaque da seleção de canções vai para “Ao meu amigo Edgar”, uma carta que Noel escreveu para seu médico Edgar, que o acompanhou no tratamento. A letra foi musicada por João Nogueira e incluída no disco “Vida de Boêmio”, de 1978.

Confira a lista completa de músicas selecionadas: “Ao meu amigo Edgar” (composição de Noel Rosa e João Nogueira / interpretação de João Nogueira); “Último desejo” (composição de Noel Rosa / interpretação de Maria Bethânia); “Fita Amarela” (composição de Noel Rosa / interpretação do grupo Gomalina Clube); “Eu sei sofrer” (composição de Noel Rosa / interpretação de Valéria Lobão e Nina Wirtti); “Silêncio de um minuto” (composição de Noel Rosa / interpretação de Roberta Sá); e “Adeus” (composição de Noel Rosa / interpretação de Toquinho e Vinicius de Moraes).

(Rádios EBC, 04/05/200)

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *