Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

Publicado em: 10/06/2012

Nesta galeria em que reunimos alguns dos grandes nomes do Rádio paranaense, não poderiam faltar Salvador Graciano e Júlia Graciano – Nhô Belarmino e Nhá Gabriela – a mais famosa dupla sertaneja do Paraná. Por longos anos atuaram na Rádio Guairacá e, mais tarde, na Rádio Clube Paranaense juntamente com seus filhos Cloris e Ivan. Apresentando-se nos programas de rádio e fazendo shows em circos e teatros em Curitiba, no interior do Paraná, nos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, a dupla se tornou famosa e querida do povo brasileiro.

Gravou diversos discos, sendo de sua autoria a maioria das composições. As músicas “Mocinhas da cidade” e “Passarinho prisioneiro” são exemplos do seu sucesso em todo o Brasil.

Nhô Belarmino e Nhá Gabriela falavam a linguagem dos sertanejos, do povo simples do interior, compondo e cantando músicas que traduziam os sentimentos do caipira brasileiro. Faziam o público gargalhar com as cenas de humor que interpretavam. Eram divertidos quando faziam graça, e levavam o povo às lágrimas quando cantavam com maestria as composições sentimentais. Eram verdadeiros e grandes artistas.

Na vida particular, Salvador e Júlia eram um casal unido, simpático, simples, que gostava de receber os amigos em suas casas em Curitiba e na litorânea cidade de Matinhos.

Depois de tantos anos de sucesso, com Belarmino doente a dupla havia deixado de fazer shows.

Em junho de 1984 houve grandes espetáculos, organizados por Jurandir Ambonatti, em comemoração ao 60º aniversário da Rádio Clube Paranaense. Então, em nome da direção da emissora, o locutor Léo Pereira, genro de Salvador e Júlia, convidou-os para um dos shows em que ambos seriam homenageados. À noite, no antigo Ginásio do Clube Atlético Paranaense completamente lotado, lá estavam Belarmino e Gabriela. Quando Leonel Rocha convidou a dupla para ir ao palco, para surpresa de todos, conduzido numa cadeira de rodas, Belarmino resolveu cantar. E cantou com sua parceira artística e esposa Gabriela, recebendo uma das maiores ovações de sua carreira. Isso deu um grande alento a ele que até passou a fazer planos para seu retorno aos palcos.

Aquele foi, porém, o último show de Nhô Belarmino. Pouco depois ele faleceu.

Após um longo período da morte de seu esposo, Nhá Gabriela foi animada pelos seus familiares a voltar a cantar. Retornou, fazendo dupla com seu filho, o acordeonista Ivan Graciano.

Depois de algum tempo, Gabriela deixou de se apresentar. Adoeceu e foi ao encontro do seu saudoso Belarmino.

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *