Nívea Marques Nunes, estrela cintilante do rádio
Nívea Marques Nunes pertenceu a uma constelação particular do rádio em Santa Catarina. Irmã mais nova dos também radialistas Osni, Ciro, Cora e Eli (Lilica) e a mais velha do que Iran Manfredo Nunes.
Nívea nasceu numa radiante primavera, dia quatro de outubro, em São Bento do Sul/SC. Estreou no rádio em Florianópolis onde brilhou entre as estrelas pioneiras das emissoras da Capital. Iniciou declamando poesias como colaboradora do programa Hora Literária produzido e apresentado pelo poeta e literato Lourival de Almeida ao microfone da Sociedade Rádio Guarujá de Florianópolis, no final da década de 1950.
Não demorou muito para que a loura Nívea estivesse integrando o cast de radioteatro da “Mais Popular”, slogan usado então pela primeira e única emissora de rádio da Capital.
Na Guarujá, Nívea ainda atuou como locutora comercial até 1955 quando transferiu-se para a recém inaugurada Rádio Diário da Manhã onde trabalharam também os irmãos Ciro e Iran Nunes.
Na Diário da Manhã foi locutora comercial, apresentadora de programas de auditório, radioatriz e comediante.
Em 1958, quando da inauguração da Rádio Jornal A Verdade transferiu-se para a emissora criada pelo jornalista Manoel de Menezes que sonhava liderar a audiência de rádio na região da Capital como emissora de oposição aos dois mais fortes partidos políticos de Santa Catarina: o PSD de Aderbal Ramos da Silva e a UDN de Irineu Bornhausen.
Posteriormente Nívea trabalhou na Rádio Eldorado de Criciúma, vindo a casar com o músico José Ribeiro, o maestro Zezinho criador da banda Stagium 10, com quem teve os filhos Júlio César, Jonas Alexandre e Eduardo José Nunes Ribeiro. Todos músicos. Dois profissionais de reconhecida competência e um que seguiu a advocacia, tendo a música com lazer.
Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!