NO COMERCIAL DE TV DA HYUNDAI O ÁUDIO ROUBA A CENA. CONFIRA!

Publicado em: 22/04/2007

Em nosso grupo que se reúne num almoço às 5as. feiras, o rádio foi, desde o início, o  prato de resistência de nossas conversas. Ultimamente, ficou mais ou menos estabelecido que a estrela deve ser o áudio e não o veículo. Uma guinada que não deixa de ter a sua racionalidade. Hoje vamos explorar um pouco essa questão da importância do áudio na comunicação, tentando ilustrar a tese de Jack Trout de que as mentes funcionam através do ouvido.
Por Chico Socorro

As teorias na publicidade surgem todo dia. Sempre com a afirmação de que se trata de uma tendência irreversível e coisas tais. Só pra citar uma delas, há tempos se fala que a publicidade na televisão – aberta ou fechada, só tem um caminho a seguir daqui pra frente: o caminho do entretenimento. E que os tempos dos comerciais de TV “hard-sell”, a chamada publicidade agressiva baseada em informação e argumentos racionais está condenada. Mas uma coisa jamais poderá ser substituída, que é e a necessidade imperiosa de memorabilidade das mensagens.  A publicidade precisa ser lembrada.
E para que uma mensagem publicitária na TV possa conseguir memorabilidade é preciso, é claro, que ela tenha um conjunto de virtudes. Mas hoje coluna de desejamos enfocar a importância crucial do áudio para que a comunicação tenha “recall”, seja lembrada tempo depois de ter sido vista-ouvida.
Primeiro vamos pegar um exemplo do cinema. Para aqueles que estão acima dos 50 anos e mesmo para aqueles que estão abaixo mas são amantes do cinema. Essas pessoas que assistiram ao mais amado filme da história do cinema, Casablanca, devem ter guardado em suas mentes pelo menos três coisas: o carismático personagem Rick de Humphrey Bogart, a presença romântica de Ilse, Ingrid Bergman e a melodia inesquecível As Time Goes by.
Pra não me alongar muito, desejo destacar hoje um comercial que, na minha avaliação, consegue ser  memorável basicamente em função de  uma trilha soberba. Estou me referindo ao comercial da Hyundai exibido na TV.
Ficha Técnica:
Agência: Decisão Comunicação, SC
Produtora de vídeo: Cine Suporte
Produtora de áudio: Tecnológica
:: Clique aqui e veja, mas, sobretudo, ouça a trilha musical cativante do comercial Hyundai
Casablanca
Humphrey Bogart e Ingrid Bergman vivem um caso de amor impossível neste clássico do cinema. Vencedor de três Oscar.
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1942
:: Clique aqui e ouça a inesquecível As Time Goes By do filme Casablanca
Sinopse
Casablanca é a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.
:: Clique aqui
Hoje ficamos por aqui. Relembrando que o áudio ainda precisa ser mais promovido em nosso País para que se restabeleça o seu verdadeiro valor na comunicação. Não importa o veículo, se o rádio, a televisão, o cinema ou mesmo outras formas de distribuição do áudio.


{moscomment}

1 responder
  1. Marcus says:

    gostaria de saber como posso obter o audio da propaganda.. pois foi muito bem elaborado

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *