Nota de falecimento: prestação de serviço do rádio

Publicado em: 09/03/2008

Uma voz empostada com BG ou leitura a seco. Assim, os locutores do rádio informam a nota de falecimento, como prestação de serviço.
Por Rúbia Vasques

Este texto informativo, que pode interessar a inúmeras pessoas ou apenas à família, informa sucintamente uma notícia que pode surpreender a todos aqueles que conhecem o “defunto”.
Quando se trabalha em rádio aprende-se que a prestação de serviço pode ser utilizada de forma rica. Alguns proprietários vêem nesta expressão também uma forma de ganhar dinheiro, visto que cobra-se o anúncio de cachorro desaparecido, nota de falecimento, entre outras. Há estórias hilárias sobre o noticiário de pessoas que faleceram, mas que ainda estavam vivas. Isto porque, “amigos” fazem piadas de mau gosto e pedem que a emissora noticie a morte, velório e enterro de quem está “vivinho da Silva”. Por este motivo, as emissoras de rádio sérias aprimoraram este serviço e vincularam às empresas funerárias, para que haja seriedade nesta prestação de serviço tão importante aos familiares.
Este tipo de informativo pode atender a famosos, conhecidos e nem tão conhecidos. O que interessa é que, em determinado momento, a programação da emissora, seja ela noticiosa ou musical é interrompida e a nota de falecimento e lida pelo locutor.
No dia 19 de fevereiro eu passei por esta experiência. Noticiei através da Rádio Itajubá AM 1060 Khz, localizada no sul de Minas Gerais, o falecimento de minha tia de 87 anos. A emissora que cobra R$15,00 reais por inserção foi capaz de informar o ocorrido a inúmeros amigos e conhecidos, ouvintes da rádio, com os quais jamais teria condições de me comunicar em tempo. O que neste caso cumpriu o papel social do rádio.
Para quem não conhece a cidade de Itajubá. Veja abaixo o mapa e aproveite para conhecer Minas Gerais.


Mapa de acesso à Itajubá

Fonte: http://www.simmec2004.unifei.edu.br/mapa.htm

 


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *