NOVA ORDEM DO MUNDO RADIOFÔNICO

Publicado em: 26/09/2006

É importante mostrar a todos o papel do rádio – este tão combalido meio de comunicação que resiste ao tempo e tem grande importância no desenvolvimento da cidadania, da solidariedade e da amizade. O rádio tem favorecido a voz do povo que muitas vezes não tem outro instrumento para revelar seus queixumes, seus desejos, dúvidas e cobranças ao poder público.
Por (*) Francisco Djacyr Silva de Souza

Este meio de comunicação que vem rompendo todas as previsões de seu fim tem provado sua força quando estimula que os ouvintes tenham o direito à expressão numa plenária pública – que sai de seus transmissores e chega aos lares daqueles que o amam e veneram. O rádio jamais vai morrer, pois seu poder de reação a tantas tecnologias é forte e se alicerça nos ouvintes, sejam anônimos ou conhecidos.
É preciso respeitar este meio de comunicação, pois seu poder de mobilização é de grande valor e sua fortaleza é provada nos tantos anos que fez parte da nossa história, na concretização da democracia e da cidadania. O rádio é um instrumento de poder, por isso tem sido loteado para políticos e empresários de todos os setores. Na história do rádio são muitos os que deles se beneficiaram nas áreas política, econômica e cultural da sociedade.
Propósitos verdadeiros
É necessário que todos aqueles que acreditam neste meio de comunicação se engajem na luta por sua melhoria, tanto no aspecto de programação como na qualidade da emissão radiofônica. O rádio como concessão pública deve ser literalmente o exercício de democracia e fonte de interação cidadã entre todos os seus elementos: ouvintes, operadores, diretores, locutores e os que direta ou indiretamente estejam envolvidos na programação, que por sua vez precisa ser cada vez mais voltada para os interesses do povo.
É preciso uma nova ordem no mundo radiofônico, ordem esta baseada nos verdadeiros propósitos do rádio, quais sejam a concretização da cidadania, a valorização dos seres humanos, da natureza e da vida em geral.
(*) Presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará (AOUVIR-CE)


{moscomment}

0 respostas

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *