Novo aplicativo vai ajudar consumidores na hora de comprar peixe
Mídia|Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
FAO lança nesta terça-feira o “AppliFish”, ferramenta gratuita que traz informações sobre mais de 550 espécies marinhas; ideia é incentivar escolha sustentável e consciente.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, lança nesta terça-feira um aplicativo com informações de mais de 550 espécies marinhas.
A proposta do “AppliFish” é ajudar os consumidores na hora de escolher que peixe comprar. É possível saber, por exemplo, se o peixe escolhido está em risco; qual o tipo de habitat que ele vive e o nível de ameaça enfrentado pela espécie.
Proteção
A ideia é que os consumidores façam uma compra sustentável e consciente. A ferramenta também traz informações sobre nomes e tamanhos das espécies, mapas de distribuição, incluindo mudanças devido às mudanças climáticas.
Segundo a FAO, com o “AppliFish”, as pessoas poderão comprar um peixe que não está ameaçado de extinção e assim, garantir que a espécie continue a existir pelas proximas gerações.
Exploração
A agência destaca que o consumo de peixe dobrou nos últimos 50 anos e que em 2009, 30% dos estoques mundiais de peixe foram superexplorados.
O aplicativo foi criado pela plataforma “i-Marine”, formada por 13 institutos de pesquisa, universidades e organizações internacionais de três continentes.
Há ainda uma versão para a internet, com informações científicas adicionais para ajudar produtores e políticos a melhorar leis sobre o manejo e conservação dos recursos do mar.
Financiado pela União Europeia, o “AppliFish” está disponível, de graça, para aparelhos de celular com os sistemas iOS e Android.
A edição do site do Instituto Caros Ouvintes tem a participação da equipe da Infomídia Comunicação. A Infomídia existe desde 1995, sediada em Florianópolis (SC). Atua com desenvolvimento de sites, produção de conteúdo e marketing digital para empresas e organizações não-governamentais.
Deixe uma resposta
Gostaria de deixar um comentário?Contribua!